Repositorio Dspace

Concentração de forças produtivas, luta de classes e impossibilidade de um “sistema nacional de educação” unitário

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator PEIXOTO, Elza Margarida de Mendonça
dc.date.accessioned 2025-06-06T13:06:16Z
dc.date.available 2023-04-12
dc.date.available 2025-06-06T13:06:16Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation PEIXOTO, E. M. DE M. CONCENTRAÇÃO DE FORÇAS PRODUTIVAS, LUTA DE CLASSES E IMPOSSIBILIDADE DE UM “SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO” UNITÁRIO. Revista Trabalho Necessário, v. 21, n. 44, p. 01-24, 13 abr. 2023. pt_BR
dc.identifier.issn 1808-799X pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42257
dc.description.abstract The article points out as the central axis of the analysis the intimate connection between teacher training and the training of the working class, which requires recognizing how those who control the productive forces worked, in the Brazilian social formation, to objectively structure the training of the working class by branches of production. In this context, the controversy arises about the impossibility of a national education system in production relations marked by the fierce concentration of productive forces and class strugle. pt_BR
dc.description.abstract El artículo apunta como eje central del análisis la íntima conexión entre la formación docente y la formación de la clase obrera, lo que exige reconocer cómo actuaron, en la formación social brasileña, quienes controlan las fuerzas productivas, para estructurar objetivamente la formación de la clase trabajadora por ramas de producción. En este contexto, surge la controversia sobre la imposibilidad de un sistema educativo nacional en relaciones de producción marcadas por la feroz concentración de las fuerzas productivas y lucha de clases. pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.relation.ispartof Trabalho Necessário pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Capitalismo pt_BR
dc.subject Formação Social Brasileira pt_BR
dc.subject Classe Trabalhadora pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject.other Capitalism pt_BR
dc.subject.other Brazilian social formation pt_BR
dc.subject.other working class pt_BR
dc.subject.other teachers formation pt_BR
dc.title Concentração de forças produtivas, luta de classes e impossibilidade de um “sistema nacional de educação” unitário pt_BR
dc.title.alternative Concentration of productive forces, class struggle and impossibility of a unitary “national education system” pt_BR
dc.title.alternative Concentración de fuerzas productivas, lucha de clases e imposibilidad de un “sistema educativo nacional” unitario pt_BR
dc.title.alternative Concentration des forces productives, lutte des classes et impossibilité d'un « système éducatif national » unitaire pt_BR
dc.type Artigo de Periódico pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO pt_BR
dc.subject.cnpq CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO pt_BR
dc.citation.issue 44 pt_BR
dc.citation.spage 1 pt_BR
dc.citation.epage 24 pt_BR
dc.identifier.doi https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.56127 pt_BR
dc.description.resumo O artigo aponta como eixo central da análise a íntima conexão entre formação de professores e formação da classe trabalhadora, o que exige reconhecer como os que controlam as forças produtivas trabalharam, na formação social brasileira, para estruturar objetivamente a formação da classe trabalhadora por ramos de produção. Neste âmbito, abre-se a polêmica sobre a impossibilidade de um “Sistema Nacional de Educação” em relações de produção marcadas pela acirrada concentração de forças produtivas e da luta de classes pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem