Mostrar el registro sencillo del ítem
| dc.creator | PEIXOTO, Elza Margarida de Mendonça | |
| dc.date.accessioned | 2025-06-06T13:06:16Z | |
| dc.date.available | 2023-04-12 | |
| dc.date.available | 2025-06-06T13:06:16Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.identifier.citation | PEIXOTO, E. M. DE M. CONCENTRAÇÃO DE FORÇAS PRODUTIVAS, LUTA DE CLASSES E IMPOSSIBILIDADE DE UM “SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO” UNITÁRIO. Revista Trabalho Necessário, v. 21, n. 44, p. 01-24, 13 abr. 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 1808-799X | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/42257 | |
| dc.description.abstract | The article points out as the central axis of the analysis the intimate connection between teacher training and the training of the working class, which requires recognizing how those who control the productive forces worked, in the Brazilian social formation, to objectively structure the training of the working class by branches of production. In this context, the controversy arises about the impossibility of a national education system in production relations marked by the fierce concentration of productive forces and class strugle. | pt_BR |
| dc.description.abstract | El artículo apunta como eje central del análisis la íntima conexión entre la formación docente y la formación de la clase obrera, lo que exige reconocer cómo actuaron, en la formación social brasileña, quienes controlan las fuerzas productivas, para estructurar objetivamente la formación de la clase trabajadora por ramas de producción. En este contexto, surge la controversia sobre la imposibilidad de un sistema educativo nacional en relaciones de producción marcadas por la feroz concentración de las fuerzas productivas y lucha de clases. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Trabalho Necessário | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Capitalismo | pt_BR |
| dc.subject | Formação Social Brasileira | pt_BR |
| dc.subject | Classe Trabalhadora | pt_BR |
| dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
| dc.subject.other | Capitalism | pt_BR |
| dc.subject.other | Brazilian social formation | pt_BR |
| dc.subject.other | working class | pt_BR |
| dc.subject.other | teachers formation | pt_BR |
| dc.title | Concentração de forças produtivas, luta de classes e impossibilidade de um “sistema nacional de educação” unitário | pt_BR |
| dc.title.alternative | Concentration of productive forces, class struggle and impossibility of a unitary “national education system” | pt_BR |
| dc.title.alternative | Concentración de fuerzas productivas, lucha de clases e imposibilidad de un “sistema educativo nacional” unitario | pt_BR |
| dc.title.alternative | Concentration des forces productives, lutte des classes et impossibilité d'un « système éducatif national » unitaire | pt_BR |
| dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAO | pt_BR |
| dc.citation.issue | 44 | pt_BR |
| dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
| dc.citation.epage | 24 | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.56127 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O artigo aponta como eixo central da análise a íntima conexão entre formação de professores e formação da classe trabalhadora, o que exige reconhecer como os que controlam as forças produtivas trabalharam, na formação social brasileira, para estruturar objetivamente a formação da classe trabalhadora por ramos de produção. Neste âmbito, abre-se a polêmica sobre a impossibilidade de um “Sistema Nacional de Educação” em relações de produção marcadas pela acirrada concentração de forças produtivas e da luta de classes | pt_BR |