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Museu do Bloco Afro Ilê Aiyê: um espaço de memória e etnicidade.

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dc.contributor.advisor Campos, Rogério Cunha de
dc.contributor.author Freitas, Joseania M iranda
dc.creator Freitas, Joseania M iranda
dc.date.accessioned 2020-08-03T17:07:57Z
dc.date.available 2020-08-03T17:07:57Z
dc.date.issued 1995
dc.date.submitted 1995-11-21
dc.identifier.other Dissertação
dc.identifier.uri http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32081
dc.description.abstract Esta dissertação refere-se a uma pesquisa-ação junto ao Bloco Afro Ilê Aiyê, com o objetivo de implantar o seu museu, incorporando as questões étnicas à prática museológica, a partir da ação educativa do Movimento Negro Organizado. O Ilê Aiyê é o primeiro bloco afro de Salvador, se constitui num grupo organizado de ação e consciência negra. Nas diversas fases de elaboração do museu houve uma preocupação em manter a dinâmica cotidiana do bloco, considerando o ciclo de eventos constante em seu calendário fixo anual. Este ciclo reflete as preocupações básicas do grupo com relação à criação e recriação de uma identidade especificamente negra, relembrada a partir da ancestralidade africana, realimentada no Candomblé. Nesta perspectiva, o entendimento do processo museológico vivenciado teve como ponto de partida a necessidade de desligamento da visão elitista e etnocêntrica que tem permeado a Museologia. Considerando a diversidade humana e o contexto pluricultural, buscou-se a construção de práticas que levassem a concepção de museu como espaço educativo. pt_BR
dc.description.abstract RESUMÉ Ce Mémorial de maître fait référence à une recherche-action avec le Bloc Afro Ilê Aiyê, dans le but de mettre en place son musée, en intégrant les questions ethniques dans la pratique muséologique, basée sur l'action éducative du mouvement noir organisé. Ilê Aiyê est le premier bloc afro de Salvador, c'est un groupe organisé d'action et de conscience noire. Dans les différentes phases d'élaboration du musée, il y avait un souci de maintenir la dynamique quotidienne du bloc, considérant le cycle des événements constant dans son calendrier annuel fixe. Ce cycle reflète les préoccupations fondamentales du groupe concernant la création et la recréation d'une identité spécifiquement noire, rappelée de l'ascendance africaine, réinjectée au candomblé. Dans cette perspective, la compréhension du processus muséologique expérimenté avait pour point de départ la nécessité de se déconnecter de la vision élitiste et ethnocentrique qui a imprégné la Muséologie. Compte tenu de la diversité humaine et du contexte pluriculturel, nous avons cherché à construire des pratiques qui conduiraient à la conception d'un musée comme espace éducatif. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Museu e etnicidade pt_BR
dc.subject Ilê Aiyê pt_BR
dc.subject Movimento Negro pt_BR
dc.subject Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Ayê - Museus pt_BR
dc.subject Museus - Aspectos educacionais pt_BR
dc.subject Negros - Identidade étnica pt_BR
dc.subject Movimento negro Unificado (Brasil) pt_BR
dc.subject Movimento sociais pt_BR
dc.subject Conscientização racial pt_BR
dc.title Museu do Bloco Afro Ilê Aiyê: um espaço de memória e etnicidade. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.advisor-co Siqueira, Maria de Lourdes
dc.contributor.referees Santos, Maria Célia Teixeira Moura
dc.contributor.referees Siqueira, Maria de Lourdes
dc.contributor.referees Campos, Rogério Cunha de
dc.publisher.departament Faculdade de Educação pt_BR
dc.publisher.program em Educação pt_BR
dc.publisher.initials FACED/UFBA pt_BR
dc.publisher.country brasil pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR


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