Repositorio Dspace

A relação forma – função na capacidade geométrica da criança: um possível no ensino-aprendizagem da geometria.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor Pêpe, Alda Muniz
dc.contributor.author Vita, Aida Carvalho
dc.creator Vita, Aida Carvalho
dc.date.accessioned 2019-07-12T14:30:21Z
dc.date.available 2019-07-12T14:30:21Z
dc.date.issued 2001
dc.date.submitted 2001-12-19
dc.identifier.other Dissertação
dc.identifier.uri http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30039
dc.description.abstract Este estudo foi desenvolvido, fundamentado e motivado pela busca de um novo sentido para o fazer pedagógico no ensino de Geometria. Essa nossa análise incide na busca de um novo fazeraprender Geometria que dê continuidade à aprendizagem infantil intuitiva e espontânea que a criança já tem construída como fruto da interação com os objetos no seu dia a dia. Por acreditarmos que os conceitos espontâneos infantis das formas tem papel significativo, no desempenho da aprendizagem, foi pesquisado o comportamento de crianças de 4ª série do Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal de Itabuna, Bahia nomeando formas de objetos do seu cotidiano e do ambiente escolar. Trata-se de uma pesquisa do tipo participante com análise quali-quantitativa dos dados coletados, buscando esclarecer alguns aspectos da aprendizagem das formas. Os dados obtidos mostram que as crianças constróem seus conceitos espontâneos das formas percebidas ou concebidas nos objetos, buscando sentido em funções que traduzem finalidades, vontades, valores e sentimentos. Assim, nesses conceitos estão geralmente presentes relações do tipo forma-função e não necessariamente forma-forma geométrica como se observa nos conceitos escolares. Concluímos como alternativa critica e criativa para o trabalho escolar sobre formas, a ampliação/negociação de linguagem onde coexistem conceitos espontâneos e geométricos escolares. Isto implica na formação de um “novo professor” preparado para trabalhar as formas, também a partir de relações forma-função. pt_BR
dc.description.abstract ABSTRACT This study was motivated for the searching of learning to learn Geometry as continuation to the intuitive and spontaneous infant learning that the children have already constructed as part of the interaction with objects in their day by day activities. In order to register children’s nomination of the object forms of their daily and the school environment, it was researched the behavior of children of 4th degree of Basic Education of a Municipal Public School in Itabuna, Bahia. The research is one of the participant type with quantitative and qualitative analysis of the collected data searching to clarify some aspects of the learning of the forms. The collected data has shown that the children build their spontaneous concepts of the forms perceived or conceived in objects, searching meaning for these forms in functions that translate purposes, wills, values and feelings. Moreover, in these concepts are generally present relations of the type form-function and not necessarily geometric form-form as it can be observed in the school concepts. We conclude as creative and critically alternative for the school work on forms, the enlargement/negotiation of language where coexist spontaneous concepts of form-function and geometric schooling. This implies in the formation of a teacher who can also work the forms from the relation formfunction. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.subject Formação de Conceitos pt_BR
dc.subject Relação Forma-Função pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Geometry pt_BR
dc.subject Formation of concepts pt_BR
dc.subject Relations form-function pt_BR
dc.subject Learning significative pt_BR
dc.title A relação forma – função na capacidade geométrica da criança: um possível no ensino-aprendizagem da geometria. pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.contributor.referees Pêpe, Alda Muniz
dc.contributor.referees Galeffi, Dante Augusto
dc.contributor.referees Perez, Geraldo
dc.publisher.departament Faculdade de Educação pt_BR
dc.publisher.program em Educação pt_BR
dc.publisher.initials FACED/UFBA pt_BR
dc.publisher.country brasil pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem