Resumo:
O texto apresenta dados da realidade sobre a situação da educação no campo e uma proposta de organização de um Curso de Licenciatura em Educação do Campo, voltado para formar professores das séries finais do
ensino básico e ensino médio. Na justificativa estão expostas a relevância social e a necessidade vital da educação do campo. A explicitação da base teórico-metodológica traz o acúmulo das experiências desenvolvidas pelos movimentos de luta e por grupos de estudos e pesquisas das universidades que vêm se dedicando a enfrentar o desafio de formar professores
e produzir conhecimento científico sobre Educação do Campo. Por fim, apresentamos a estrutura curricular e as propostas básicas de objetivo- avaliação, organização e trato com o conhecimento, tempos e espaços pedagógicos. Citamos também as principais referências que estão orientando o trabalho que se constitui em estudo piloto do qual fazem parte
também as Universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Compartilhar experiências, divulgar propostas, submetê-las a crítica e estimular outros a enfrentar o desafio da Educação do Campo são nossos propósitos para que este fato extraordinário - Licenciatura em Educação do Campo - torne-se
realidade em outras Instituições de Ensino Superior Públicas no Brasil.