Repositorio Dspace

Educação, filosofia e qualificação: por um filosofar pautado no devir espanto-análise-reflexão-crítica-ação-criativa

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisor Galeffi, Dante Augusto
dc.contributor.author Silva, Cleverson Suzart
dc.creator Silva, Cleverson Suzart
dc.date.accessioned 2013-06-10T18:38:13Z
dc.date.available 2013-06-10T18:38:13Z
dc.date.issued 2002
dc.identifier.uri http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11789
dc.description 199 f. pt_BR
dc.description.abstract No atual momento histórico, pautado pela globalização neoliberal, o que se observa é o desenvolvimento cada vez maior das contradições sociais. Essas, por sua vez, vêm aflorando com maior vigor no seio dessa sociedade neoliberal, que se apresenta como a única possível para a humanidade. Estando o processo de globalização neoliberal acompanhado do avanço tecnológico, o que se pode ser observado é o advento da sociedade tecnizada. A partir do pressuposto de que a sociedade tecnizada requer uma maior qualificação do indivíduo, é que se está pesquisando a contribuição da educação na efetivação dessa exigência. Assim, compreendendo a esfera educacional como possível veículo dessa qualificação e buscando advogar que esse processo deve seguir a politecnia, é que se está analisando nessa dissertação como o filosofar pode contribuir para a formação da qualificação politécnica, conseqüentemente, de um indivíduo mais crítico e atuante. Um indivíduo que tenha consciência de seu compromisso com os problemas postos nesse início de milênio. Por entender que o estudo da politecnia não deve circular simplesmente no âmbito teórico, mas também prático, é que se trilhou o caminho da etnografia. Como o desenvolvimento da etnografia requer um objeto empírico, optou-se pelo Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia - CEFET-BA, onde fora priorizado o Ensino Médio mais precisamente duas turmas da disciplina"Ética e Cidadania". Como não entendemos a sala de aula como uma caixa blindada,que pode ser isolada do contexto histórico e, conseqüentemente,da dinâmica extra sala da escola, é que se buscou vivenciar o processo educacional do referido Centro Educacional, buscando desvelar a trama da teia de relações ali construídas. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Filosofia pt_BR
dc.subject Qualificação pt_BR
dc.subject Qualification pt_BR
dc.subject Philosophy pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.title Educação, filosofia e qualificação: por um filosofar pautado no devir espanto-análise-reflexão-crítica-ação-criativa pt_BR
dc.type Dissertação pt_BR
dc.description.localpub Salvador pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem