Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/9655
Tipo: | Dissertação |
Título: | A natureza do espetáculo revelador do cidadão dançante:uma experiência de arte educação com a dança na Fundação Cidade Mãe |
Autor(es): | Sacramento, Maria de Fátima Borges do |
Autor(es): | Sacramento, Maria de Fátima Borges do |
Abstract: | Esta dissertação de Mestrado apresenta a análise crítica de uma experiência de arteeducação,realizada na Fundação Cidade Mãe, em busca de uma dança para a cidadania. Baseia-se nos estudos póscolonialistas, desconstrucionistas e nas propostas metodológicas de Ivaldo Bertazzo para uma intervenção da dança na construção do sujeito portador de direitos e deveres. Levanta a hipótese de que há um potencial na criação em dança, que produz um espetáculo capaz de restituir para o ator social, o sentimento de pertencimento, propiciando a conquista da sua condição cidadã. Com este propósito foi utilizada uma metodologia que compreendeu várias fases: inicialmentehouve a seleção e organização da bibliografia pertinente. Logo depois, a ação de observação da experiência realizada, seguida pela organização e catalogação dos resultados, fruto da sistematização do trabalho com os sujeitos pesquisados.Toda a pesquisa consolidouse em três capítulos. No primeiro foi abordada a formação histórica da população de Salvador e suas conseqüências no que se refere às desigualdades sociais. No segundo capítulo foi apresentada uma amostra da estrutura organizacional da Fundação Cidade Mãe a partir de uma visão crítica de sua prática pedagógica calcada na formação para a cidadania, dando enfoque à arteeducação.O terceiro capítulo comprova a hipótese levantada, indicando os elementos essenciais capazes de identificar o espetáculo revelador do cidadão dançante. Para fundamentar a construção teórica desta pesquisa foram utilizados autores como: Antônio Risério na história da formação da população baiana; Edward Telles e Hélio Santos nas questões relativas à discriminação racial, social e residencial; Milton Santos e Bader Sawaia no que tange à globalização e exclusão; Michel Foucault com suas teorias sobre o corpo vigiado e punido; Ivaldo Bertazzo como um importante elemento de sustentação das noções do espetáculo e seu conceito de cidadão dançante; Steban Levin e Marcus Vinicius Machado que dão suporte para o entendimento da leitura corporal através da psicomotricidade; Michel Thiollent na orientação do conceito de pesquisaação utilizado neste texto e outros autores que reiteraram esse processo investigativo. |
Palavras-chave: | Espetáculo Ator Social Cidadania Dança |
URI: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9655 |
Data do documento: | 2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertação (PPGAC) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação. Maria de Fátima Sacramento | Parte 1 | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Dissertação. Maria de Fátima Sacramento | Parte 2 | 7,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.