DSpace

RI UFBA >
Escola de Administração >
Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) >
Dissertações de Mestrado Acadêmico (NPGA) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9504

Title: Relacionamento clientes – fornecedores sob a ótica da qualidade: um estudo em construtoras baianas participantes do PBQP-H/QUALIOP
Authors: Meira, Leda Christina de Castro
???metadata.dc.contributor.advisor???: Quintella, Rogério Hermida
Keywords: subcontratação;qualidade;parcerias;relacionamento construtor-fornecedores;PBQP-H;QUALIOP;subcontracting;quality;partnership;constructor-supplier relationship
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal da Bahia
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo geral ampliar o entendimento acerca das relações entre clientes e fornecedores na construção civil, a partir da implantação, em empresas construtoras, de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ), baseados no Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras (SIQ-C) do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP- H), dentro de um contexto de transformações organizacionais. Para tanto, realizou-se um estudo exploratório em 15 empresas baianas de construção civil, qualificadas ou em processo de qualificação através do próprio PBQP-H ou do Programa da Qualidade das Obras Públicas do Estado da Bahia (QUALIOP). Primeiramente, buscou-se descrever o cenário econômico e institucional no qual estas empresas estão inseridas, através da caracterização da Indústria da Construção Civil (ICC) em geral, e do subsetor de edificações em particular. Inclui-se aí uma breve análise da estratégia e competitividade das construtoras baianas. Em seguida, o conceito mais amplo de mudanças organizacionais foi estudado a partir das dimensões da desintegração vertical, da necessidade de estabelecer-se relações cooperativas com fornecedores e da implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Como resultados a pesquisa indicou que a obrigatoriedade de qualificação e avaliação de fornecedores, decorrente da implantação do SGQ, constitui um instrumento que permite às construtoras selecionar melhor os fornecedores com os quais trabalham, o que tem contribuído para que ocorram modificações nos relacionamentos entre eles. Em todas as construtoras pesquisadas, verificou-se haver relações de longo prazo com fornecedores. Em algumas delas estes fornecedores, ditos estáveis, têm preferência na contratação. No entanto, apesar de a certificação estar promovendo mudanças nos relacionamentos entre construtoras e fornecedores, o estabelecimento de relações estáveis e cooperativas entre eles não pode ser diretamente atribuído ao SGQ.
Description: p. 1-182
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/9504
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Acadêmico (NPGA)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
DISSERTAÇÃO_1.pdf731.15 kBAdobe PDFView/Open
DISSERTAÇÃO_2.pdf626.4 kBAdobe PDFView/Open
ANEXO A.pdf81.75 kBAdobe PDFView/Open
Anexo B.pdf63.1 kBAdobe PDFView/Open
Apendice A.pdf80.67 kBAdobe PDFView/Open
Apendice B.pdf87.98 kBAdobe PDFView/Open
Apendice C.pdf97.43 kBAdobe PDFView/Open
Apêndice D.pdf84.92 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA