Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/8857
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O PROEJA, seus beneficiários e as baixas taxas de conclusão em um dos cursos do programa
Authors: Lima, Jacilene Fiúza de
metadata.dc.creator: Lima, Jacilene Fiúza de
Abstract: A pesquisa teve como objeto de estudo o Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, apresentado pelo governo federal como um programa que busca resgatar e reinserir no sistema escolar brasileiro milhões de jovens e adultos, possibilitando-lhes acesso a educação para elevação de escolaridade e formação profissional na perspectiva de uma formação integrada. O objetivo foi estudar os reais beneficiários do PROEJA e as razões das baixas taxas de conclusão do curso ofertado pelo Instituto Federal da Bahia-IFBA, unidade salvador, para esse programa. Os resultados mostraram que o público-alvo do PROEJA não tem sido atingido, uma vez que o curso é voltado para a elevação da escolaridade de alunos que possuam apenas o ensino fundamental, mas nossa investigação mostrou que a maior parte dos alunos ingressantes no curso já possui o ensino médio completo. No que tange às razões das baixas taxas de conclusão do curso as análises evidenciaram que vão desde as dificuldades para acompanhar os conteúdos, passando pela metodologia utilizada por alguns professores e a dificuldade de conciliar estudo e trabalho, até a estrutura do curso, que de acordo com os alunos tem excesso de disciplinas e de conteúdos para uma turma da EJA, que não possui tanto tempo disponível para estudar. Também o fato da maioria dos alunos serem egressos de escolas públicas e não possuírem uma sólida base escolar foi considerado tanto por alunos quanto por professores como uma razão forte para as dificuldades e baixas taxas de conclusão do curso.
Keywords: Educação profissional
Educação de jovens e adultos
Formação integrada
URI: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/8857
Issue Date: 2010
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.