Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/3845
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Reforma da educação profissional e crise das identidades pedagógicas e institucionais
Otros títulos : Cadernos de Pesquisa
Autor : Fartes, Vera Lúcia Bueno
metadata.dc.creator: Fartes, Vera Lúcia Bueno
Resumen : Tendo como base pesquisa sobre o processo de elaboração dos projetos pedagógicos em três instituições de educação profissional e suas decorrências para a reconstrução das identidades pedagógicas e institucionais em um contexto de transição nas políticas curriculares implementadas no anos 1990 no Brasil, o artigo analisa macrorrelações a partir de microrrelações: as falas dos representantes das equipes pedagógicas, dos professores e gestores das instituições estudadas. Em que pesem os esforços isolados de docentes e professores, falta clareza ao papel das referidas instituições, reguladas por mecanismos de avaliação das competências formadas, por redefinição de procedimentos administrativos e financeiros, bem como pela ampliação de encargos e responsabilidades que, ao fim e ao cabo, direcionam para um modelo que atende aos imperativos do mercado e, com isso, formulam exogenamente as identidades pedagógicas e institucionais.
Palabras clave : Ensino Profissional
Educação
Reforma do Ensino
Identidade
Vocational Education
Education
Educational Reform
Identities
Editorial : Fundação Carlos Chagas
URI : http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3845
Fecha de publicación : sep-2008
Aparece en las colecciones: Artigo Publicado em Periódico (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
016. pdf.pdf631,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.