Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Fartes, Vera Lúcia Bueno | - |
dc.creator | Fartes, Vera Lúcia Bueno | - |
dc.date.accessioned | 2011-11-23T16:57:57Z | - |
dc.date.available | 2011-11-23T16:57:57Z | - |
dc.date.issued | 2008-09 | - |
dc.identifier.issn | 0100-1574 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/3845 | - |
dc.description | p.657-684 | pt_BR |
dc.description.abstract | Tendo como base pesquisa sobre o processo de elaboração dos projetos pedagógicos em três instituições de educação profissional e suas decorrências para a reconstrução das identidades pedagógicas e institucionais em um contexto de transição nas políticas curriculares implementadas no anos 1990 no Brasil, o artigo analisa macrorrelações a partir de microrrelações: as falas dos representantes das equipes pedagógicas, dos professores e gestores das instituições estudadas. Em que pesem os esforços isolados de docentes e professores, falta clareza ao papel das referidas instituições, reguladas por mecanismos de avaliação das competências formadas, por redefinição de procedimentos administrativos e financeiros, bem como pela ampliação de encargos e responsabilidades que, ao fim e ao cabo, direcionam para um modelo que atende aos imperativos do mercado e, com isso, formulam exogenamente as identidades pedagógicas e institucionais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt | pt_BR |
dc.publisher | Fundação Carlos Chagas | pt_BR |
dc.subject | Ensino Profissional | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Reforma do Ensino | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Vocational Education | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Educational Reform | pt_BR |
dc.subject | Identities | pt_BR |
dc.title | Reforma da educação profissional e crise das identidades pedagógicas e institucionais | pt_BR |
dc.title.alternative | Cadernos de Pesquisa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.localpub | São Paulo | pt_BR |
dc.identifier.number | v.38,n.1 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo Publicado em Periódico (FACED)
|