Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34032
Tipo: Tese
Título: Abordagens de educação ambiental nas aulas de Química na Escola Eduardo Umaña Luna de Bogotá: um enfoque na contextualização
Autor(es): Solano-Vega, Luis Andrés
Autor(es): Solano-Vega, Luis Andrés
Abstract: A tese analisa as abordagens de Educação Ambiental (EA) nas aulas de química do ensino médio à luz do Projeto Ambiental Escolar (PRAE) na escola pública Eduardo Umaña Luna (EUL) de Bogotá. Realizou-se a análise dos propósitos e estrutura de documentos oficiais dos planos, projetos e programas de EA a nível nacional, local e escolar. No caso de Bogotá, as políticas distritais de EA apresentam linearidade e concordância com as políticas nacionais, indicando os contextos e as situações de cada localidade e a organização do território de acordo com características ambientais. No nível escolar, se planeja, desenvolve e ajusta o PRAE ano a ano, apresentando abordagens formativa e recursista, mas concluímos que as problemáticas propostas e finalidades do PRAE não consideram a atual realidade local. Com o intuito de identificar as experiências relacionadas com a EA que foram marcantes no cotidiano dos estudantes, através de entrevista e questionário, foram analisadas as experiências dos estudantes do ensino médio, que participam do cotidiano das salas de aula de química. Ao constatar os propósitos das experiências que os alunos nomearam, reafirma-se duas abordagens mencionadas anteriormente: com aspectos da abordagem da ambientalização curricular e na perspectiva articulada entre a química e a biologia. Partindo da concepção do meio ambiente como lugar percebido (REIGOTA, 1995), em que os elementos naturais e sociais estão em relações dinâmicas e em interação, identificou-se a seguinte tipologia das representações: naturalista, antropocêntrica e globalizante que, para esta pesquisa se tornaram as referências fundamentais. Finalmente, conclui-se que a EA na escola pesquisada precisa estar voltada na formação na resolução dos problemas ambientais locais e globais, levando em consideração a relação que existe entre as pessoas e o meio ambiente, que não limite o meio ambiente como o espaço físico com componentes isolados onde ocorre determinado comportamento. Palavras-chaves: Educação Ambiental; Contextualização; Ensino de química, Projeto Ambiental Escolar.
ABSTRACT This thesis analyzes the approaches of Environmental Education (EA) in Chemistry classes in secondary education, in the light of the School Environmental Project (PRAE) of the Eduardo Umaña Luna public school in Bogotá, analyzing the purposes and structure of official documents of EA plans, projects and programs at the national, local and school levels; In the case of Bogotá, district EA policies show linearity and concordance with national policies, indicating the contexts and situations of each locality, and the organization of the territory according to environmental characteristics; at the school level, the PRAE is planned, developed and adjusted annually; which presents formative and resourceful approaches; but we conclude that the proposed problems and purposes of the PRAE do not consider the updated local reality. In order to identify the experiences related to EA that were impactful in their daily school life, through interviews and questions, the experiences of the students in the daily life of school and chemistry classes were analyzed, when they saw the purposes of the experiences that the students named, the presence of the two approaches named above is reaffirmed, with aspects of the curricular greening approach, in the perspective articulated with chemistry and biology. Contemplating the conception of the environment as a perceived place (REIGOTA, 1995), where the natural and social elements are in dynamic relationships and in interaction, the following typologies of representations were identified: naturalistic, anthropocentric and globalizing, which were fundamental referents for this research. Finally, it is concluded that Environmental Education in the investigated school should be focused on proposing solutions to local and global environmental problems, taking into account the relationship that exists between people and the environment, which is not limited to considering the environment such as physical space, with isolated components where a certain behavior occurs. Keywords: Environmental Education; Contextualization; Chemistry teaching; School Environmental Project.
RESUMEN La tesis analiza los enfoques de Educación Ambiental (EA) en las clases de Química de educación media, a la luz del Proyecto Ambiental Escolar (PRAE) en la escuela pública Eduardo Umaña Luna de Bogotá, se analizaron los propósitos y estructura de documentos oficiales de planes, proyectos y programas de EA a nivel nacional, local y escolar. En el caso de Bogotá, las políticas distritales de EA presentan linealidad y concordancia con las políticas nacionales, señalando los contextos y situaciones de cada localidad y la organización del territorio según características ambientales. A nivel escolar, el PRAE se planifica, desarrolla y ajusta anualmente; el cual presenta enfoques formativo y recursista; pero concluimos que las problemáticas propuestas y propósitos del PRAE no consideran la realidad local actualizada. Con el fin de identificar las experiencias relacionadas con la EA que fueron impactantes en su cotidianidad escolar, a través de entrevistas y cuestionario, fueron analizaron las vivencias de los estudiantes de educación media, que participan de la cotidianidad de la escuela y las clases de química, al ver los propósitos de las experiencias que los estudiantes nombraron, se reafirma la presencia de los dos enfoques nombrados anteriormente, con aspectos del enfoque de ambientalización curricular, en la perspectiva articulada con la química y la biología. Contemplando la concepción de medio ambiente como un lugar percibido (REIGOTA, 1995), donde los elementos naturales y sociales se encuentran en relaciones dinámicas y en interacción, se identificaron las siguientes tipologías de las representaciones: naturalistas, antropocéntricas y globalizante que, fueron referentes fundamentales para esta investigación. Finalmente, se concluye que la Educación Ambiental en la escuela investigada debe estar enfocada a resolver problemas ambientales locales y globales, teniendo en cuenta la relación que existe entre las personas y el medio ambiente, que no se limite a considerar el medio ambiente como el espacio físico, con componentes aislados donde se produce un determinado comportamiento.
Palavras-chave: Química (Ensino médio)
Estudo e ensino
Bogotá (Colômbia)
Educação ambiental
Contextualização do conteúdo
Projeto Ambiental Escolar
Meio ambiente
Química (Ensino médio) - Estudo e ensino - Bogotá (Colômbia)
Environmental Education
Proyecto Ambiental Escolar
Contextualization
Chemistry teaching
School Environmental Project
Educación Ambiental
Contextualización
Enseñanza de la química
CNPq: Ciências Humanas
Educação
Currículo
Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
UFBA-UEFS
metadata.dc.publisher.program: em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34032
Data do documento: 25-Ago-2021
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE ABORDAGENS DE EDUCAÇAO AMBIENTAL LUIS ANDRES PPGEFHC 20 08 21.pdf5,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.