Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33406
Tipo: Tese
Título: A formação dos estudantes na educação profissional técnica integrada ao nível médio da rede pública do estado da Bahia - 2008 a 2016 : contradições e possibilidades de uma educação emancipatória.
Autor(es): Duarte, Ruy José Braga
Autor(es): Duarte, Ruy José Braga
Abstract: A presente tese, defendida no Programa de Pós-graduação em Educação FACED/UFBA, na Linha de pesquisa “Educação, Cultura Corporal e Lazer”, no Grupo Lepel/Faced/Ufba, tem como objeto de estudo a formação dos estudantes na Educação Profissional Técnica Integrada ao Nível Médio da rede pública do estado da Bahia – 2008 a 2016. Partimos da problematização da subsunção do trabalho ao Capital no modo de produção e reprodução da vida no Capitalista. Delimitamos a problemática em torno de contradições gerais, específicas e particulares do ensino médio integrado, desenvolvida na Bahia no período de 2008 a 2016. A pergunta síntese respondida foi sobre o que caracteriza a formação da política de Educação Profissional Técnica Integrada ao Nível Médio para estudantes da rede pública do Estado da Bahia entre 2008 e 2016 e, as contradições do currículo integrado, das atividades pedagógicas, do trato com o conhecimento, das condições objetivas para o trabalho pedagógico. O Objetivo geral é sustentar teoricamente uma proposta de formação profissional, integrada, no ensino médio, que parte de uma experiência concreta desenvolvida na Bahia, com base na teoria crítica, para enfrentar contradições presentes no sistema educacional, visando à superação de tais contradições. A fonte de dados foram documentos oficiais, proposta pedagógica, professores e estudantes egressos. Os instrumentos de investigação foram análises de conteúdo, aplicação de dois questionários para aproximadamente 800 participantes. Os resultados expostos em gráficos e tabelas foram discutidos levando em consideração os fundamentos da pedagogia histórico crítica e a educação emancipatória. Concluímos que é necessário enfrentar as contradições, manter a política de formação da educação profissional integrada no ensino médio, com base em uma teoria pedagógica crítica, evitar os retrocessos decorrentes da implementação de propostas que alienam os trabalhadores/as e os/as desqualificam em seu processo de formação acadêmica.
ABSTRACT - The present thesis, defended in the Postgraduate Program in Education FACED / UFBA, in the research line “Education, Corporal Culture and Leisure”, guided by the Lepel / Faced / Ufba Group, has as its object of study the training of students in Professional Education Integrated Technique at the Medium Level of the public network of the state of Bahia - 2008 to 2016. We start from the problematization of the subsumption of labor to Capital in the mode of production and reproduction of life in capitalist. We delimit the problem around general, specific and particular contradictions of integrated high school, developed in Bahia in the period from 2008 to 2016. The synthesis question answered was about what characterizes the formation of the Integrated Technical Vocational Education policy at Middle Level for students the public network of the State of Bahia between 2008 and 2016 and, the contradictions of the integrated curriculum, of pedagogical activities, of dealing with knowledge, of objective conditions for pedagogical work. The general objective is to theoretically support a proposal for professional training, integrated in high school, which starts from a concret experience developed in Bahia, based on critical theory, to face contradictions presents in the educational system, aiming to overcome such contradictions. The source of data were official documents, pedagogical proposals, professors and alumni. The investigation instruments were content analysis, application of two questionnaires to approximately 800 participants. The results shown in graphs and tables were discussed taking into account the fundamentals of critical historical pedagogy and emancipatory education. We conclude that it is necessary to face the contradictions, to maintain the training policy of professional education integrated in high school based on a critical pedagogical theory, to avoid the setbacks resulting from the implementation of proposals that alienate workers and disqualify them in their process academic training.
RESUMEN - La presente tesis, defendida en el Programa de Postgrado en Educación FACED / UFBA, en la línea de investigación “Educación, Cultura Corporal y Ocio”, guiada por el Grupo Lepel / Faced / Ufba, tiene como objeto de estudio la formación de estudiantes en Educación Profesional Técnica Integrada en el Nivel Medio de la red pública del estado de Bahía - 2008 a 2016. Partimos de la problematización de la subsunción del trabajo al Capital en el modo de producción y reproducción de la vida en el Capitalista. Delimitamos la problemática en torno a las contradicciones generales, específicas y particulares del bachillerato integrado, desarrollado en Bahía en el período de 2008 a 2016. La pregunta de síntesis respondida fue sobre qué caracteriza la formación de la política de Educación Técnica Vocacional Integrada en el Nivel Medio para los estudiantes. la red pública del Estado de Bahía entre 2008 y 2016 y, las contradicciones del currículo integrado, de las actividades pedagógicas, del abordaje del conocimiento, de las condiciones objetivas para el trabajo pedagógico. El objetivo general es sustentar teóricamente una propuesta de formación profesional, integrada en el bachillerato, que parte de una experiencia concreta desarrollada en Bahía, basada en la teoría crítica, para enfrentar las contradicciones presentes en el sistema educativo, con el objetivo de superarlas. La fuente de datos fueron documentos oficiales, propuestas pedagógicas, profesores y egresados. Los instrumentos de investigación fueron el análisis de contenido, aplicación de dos cuestionarios a aproximadamente 800 participantes. Los resultados que se muestran en gráficos y tablas se discutieron teniendo en cuenta los fundamentos de la pedagogía histórica crítica y la educación emancipadora. Concluimos que es necesario enfrentar las contradicciones, mantener la política de formación de la educación profesional integrada en el bachillerato basada en una teoría pedagógica crítica, para evitar los retrocesos derivados de la implementación de propuestas que enajenan a los trabajadores y los descalifican en su proceso. entrenamiento académico.
Palavras-chave: Educação Profissional da Bahia
Educação Profissional Integrada
Educação Profissional Emancipatória
Formação
Ensino profissional - Bahia
Ensino técnico
Ensino integrado
Pedagogia crítica
Estudantes do ensino médio - Formação
Professional Education of Bahia
Integrated Professional Education
Emancipatory Professional Education
Training
Educación Profesional de Bahía
Educación Profesional Integrada
Educación Profesional Emancipadora
Formación
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33406
Data do documento: 12-Mai-2021
Aparece nas coleções:Tese (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese de Doutorado.pdf5,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.