Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33247
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O papel dos softwares educacionais em classes hospitalares: um relato de experiência no Hospital das Clínicas da UFBA
Authors: Barbosa, Aurenivea Garcia
metadata.dc.creator: Barbosa, Aurenivea Garcia
Abstract: O presente trabalho buscou relatar uma experiência significativa sobre a utilização dos softwares educativos no processo de ensino-aprendizagem em classes hospitalares. Este relato foi focalizado na descrição do trabalho realizado especificamente com uma “paciente-aluna” com idade de 13 anos e diagnóstico de obesidade, atendida pela Classe Hospitalar do Hospital Universitário Professor Edgar Santos da Universidade Federal da Bahia (HUPES/UFBA). No contexto desta descrição, este trabalho também objetivou analisar como os softwares podem auxiliar a escolarização de crianças e jovens internados em enfermarias pediátricas bem como assinalar as possibilidades de uso e escolha dos softwares que podem ser utilizados em tal ambiente. Foram analisados dados registrados em diário de campo no decorrer das observações participantes. Buscou-se ainda identificar situações vivenciadas pelo sujeito no que diz respeito ao levantamento de conhecimentos prévios referentes aos jogos e a sua preferência sobre os mesmos, analisados através da aplicação de um questionário diagnóstico. No que se refere às situações experimentadas pelo sujeito, entre outras questões destacou-se que houve melhor facilidade de apreensão dos conteúdos didáticos pelo uso desses recursos. Verifica-se a necessidade que de haja continuidade nos estudos da temática, o que favorecerá na análise, aprimoramento e/ou criação de novas práticas de ensino.
Keywords: Classe hospitalar
Softwares educacionais
Escolar enfermo
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA - FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33247
Issue Date: 9-Apr-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.