Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33247
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O papel dos softwares educacionais em classes hospitalares: um relato de experiência no Hospital das Clínicas da UFBA
Autor(es): Barbosa, Aurenivea Garcia
Autor(es): Barbosa, Aurenivea Garcia
Abstract: O presente trabalho buscou relatar uma experiência significativa sobre a utilização dos softwares educativos no processo de ensino-aprendizagem em classes hospitalares. Este relato foi focalizado na descrição do trabalho realizado especificamente com uma “paciente-aluna” com idade de 13 anos e diagnóstico de obesidade, atendida pela Classe Hospitalar do Hospital Universitário Professor Edgar Santos da Universidade Federal da Bahia (HUPES/UFBA). No contexto desta descrição, este trabalho também objetivou analisar como os softwares podem auxiliar a escolarização de crianças e jovens internados em enfermarias pediátricas bem como assinalar as possibilidades de uso e escolha dos softwares que podem ser utilizados em tal ambiente. Foram analisados dados registrados em diário de campo no decorrer das observações participantes. Buscou-se ainda identificar situações vivenciadas pelo sujeito no que diz respeito ao levantamento de conhecimentos prévios referentes aos jogos e a sua preferência sobre os mesmos, analisados através da aplicação de um questionário diagnóstico. No que se refere às situações experimentadas pelo sujeito, entre outras questões destacou-se que houve melhor facilidade de apreensão dos conteúdos didáticos pelo uso desses recursos. Verifica-se a necessidade que de haja continuidade nos estudos da temática, o que favorecerá na análise, aprimoramento e/ou criação de novas práticas de ensino.
Palavras-chave: Classe hospitalar
Softwares educacionais
Escolar enfermo
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA - FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33247
Data do documento: 9-Abr-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.