Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33056
Tipo: Dissertação
Título: Educação decolonial, corpos e memórias no tempo presente: encruzilhadas formativas no Museu Afro Brasileiro - UFBA
Autor(es): Damascena, Quécia Silva
Autor(es): Damascena, Quécia Silva
Abstract: Dissertar pelas encruzilhadas territoriais do Museu Afro Brasileiro - UFBA é um convite ao encontro com a ancestralidade entre corpos, memórias e travessias formativas numa encruzilhada de conceitos e olhares para os afetos no tempo presente. Desse modo objetivou-se investigar experiências corporais dialogadas com a memória africana presente no Museu Afro Brasileiro – UFBA, promovendo possibilidades emancipatórias na construção de identidades insurgentes de estudantes; identificar questões étnico-raciais inseridas no percurso formativo; compreender rupturas e continuidades no processo formativo a partir da visitação ao Museu afro brasileiro- UFBA. Esta é uma pesquisa histórica, de base epistemológica decolonial e afrocentrada. A análise apropriada à história do tempo presente baseou-se em fontes orais, diários de campo, observação, depoimentos, relatos. As narrativas e travessias de corpos emergentes poderiam acionar mecanismos formativos de descolonização do conhecimento e engajamento na práxis pedagógica antirracista? Como fonte a experiência também foi considerada. Estabeleceu-se um diálogo com a pedagogia das encruzilhadas (RUFINO, 2003), num movimento de desobediência, de desaprender para aprender, propor uma gira de possibilidades fora da lógica racionalizada. Exu, como signo responsável pelo início de tudo, mudança, circularidade, movimento pode possibilitar ressignificar saberes, construir possibilidades e potências. Concluímos que o cruzamento entre os saberes ancestrais e os corpos que aprendem em práxis pedagógicas decoloniais oportunizam rupturas e práxis educacionais situadas. Os registros históricos presente no Museu afro brasileiro - UFBA contribuíram na compreensão dos corpos culturas, dos sujeitos históricos. Encruzilhadas formativas que apontam para o desvelar de identidades e criação de dispositivos educacionais emancipatórios
Palavras-chave: Estudantes universitários - Formação - Influências africanas
Relações raciais
Museu Afro-Brasileiro
Corpo
Memória
Descolonização
País: brasil
Sigla da Instituição: PPGE
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33056
Data do documento: 16-Mar-2021
Aparece nas coleções:Dissertação (PGEDU)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Quécia Damascena.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.