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dc.contributor.advisorSilva, Maria Cecilia de Paula-
dc.contributor.authorDamascena, Quécia Silva-
dc.creatorDamascena, Quécia Silva-
dc.date.accessioned2021-03-17T01:13:43Z-
dc.date.available2021-03-17T01:13:43Z-
dc.date.issued2021-03-16-
dc.date.submitted2020-03-09-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33056-
dc.description.abstractDissertar pelas encruzilhadas territoriais do Museu Afro Brasileiro - UFBA é um convite ao encontro com a ancestralidade entre corpos, memórias e travessias formativas numa encruzilhada de conceitos e olhares para os afetos no tempo presente. Desse modo objetivou-se investigar experiências corporais dialogadas com a memória africana presente no Museu Afro Brasileiro – UFBA, promovendo possibilidades emancipatórias na construção de identidades insurgentes de estudantes; identificar questões étnico-raciais inseridas no percurso formativo; compreender rupturas e continuidades no processo formativo a partir da visitação ao Museu afro brasileiro- UFBA. Esta é uma pesquisa histórica, de base epistemológica decolonial e afrocentrada. A análise apropriada à história do tempo presente baseou-se em fontes orais, diários de campo, observação, depoimentos, relatos. As narrativas e travessias de corpos emergentes poderiam acionar mecanismos formativos de descolonização do conhecimento e engajamento na práxis pedagógica antirracista? Como fonte a experiência também foi considerada. Estabeleceu-se um diálogo com a pedagogia das encruzilhadas (RUFINO, 2003), num movimento de desobediência, de desaprender para aprender, propor uma gira de possibilidades fora da lógica racionalizada. Exu, como signo responsável pelo início de tudo, mudança, circularidade, movimento pode possibilitar ressignificar saberes, construir possibilidades e potências. Concluímos que o cruzamento entre os saberes ancestrais e os corpos que aprendem em práxis pedagógicas decoloniais oportunizam rupturas e práxis educacionais situadas. Os registros históricos presente no Museu afro brasileiro - UFBA contribuíram na compreensão dos corpos culturas, dos sujeitos históricos. Encruzilhadas formativas que apontam para o desvelar de identidades e criação de dispositivos educacionais emancipatóriospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstudantes universitários - Formação - Influências africanaspt_BR
dc.subjectRelações raciaispt_BR
dc.subjectMuseu Afro-Brasileiropt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.titleEducação decolonial, corpos e memórias no tempo presente: encruzilhadas formativas no Museu Afro Brasileiro - UFBApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.refereesSilva, Maria Cecilia De Paula-
dc.contributor.refereesRodrigues, Emília Amélia Pinto Costa-
dc.contributor.refereesSoares, Emanoel Luis Roque-
dc.contributor.refereesSantos, Admilson-
dc.contributor.refereesSilva, Elizabeth de Jesus da-
dc.contributor.refereesBorges, Jorgeval Andrade-
dc.contributor.refereesMiranda, Eduardo Oliveira-
dc.publisher.departamentUniversidade Federal da Bahiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsPPGEpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
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