Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33009
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A atuação masculina na docência da educação infantil
Autor : Silva, Julyana Rocha
metadata.dc.creator: Silva, Julyana Rocha
Resumen : A autora aborda a presença masculina numa carreira historicamente feminina, a Educação Infantil. O caminho percorrido foi a análise da atuação dos homens no processo histórico à atualidade, o qual percebemos que é dividido por períodos bem distintos: a maciça atuação masculina e depois a eminência feminina. Os eixos da pesquisa foram adotados a partir das concepções culturais que permeiam o magistério, trazendo à tona as antigas e novas representações que induz a separação da atuação do homem nesta profissão. Embasam este estudo bibliográfico as relações de gênero, com Joan Scott, Pierre Bourdieu, dentre outros; e a atuação masculina nas creches e escolas, com entrevistados da pesquisa de Deborah Sayão e outras vozes masculinas. Como resultado a pesquisa evidencia que a atuação dos homens já está sendo revelada com novas concepções e que estes ao serem incluídos na educação de crianças pequenas contribuem para a qualidade da Educação Infantil.
ABSTRACT This paper addresses the male presence in a historically female career, Early Childhood Education. The path was to examine the role of men in history to the present process, which we perceive which is divided by very different periods: a solid performance after the male and female eminence. The axes of the survey were adopted from the cultural assumptions that underlie the teaching, bringing out the old and new representations induces the separation of the actions of man in this profession. Underlying this bibliographical study of gender relations, Joan Scott, Pierre Bourdieu, among others, and male performance in kindergartens and schools, with survey respondents Deborah Sayão and other male voices. As a result, research shows that the performance of men is now being revealed with new concepts and that these be included in the education of young children contribute to the quality of early childhood education.
Palabras clave : Educação infantil
Gênero
Sexo masculino
Profissão docente
Children's education
Gender
Males
Teaching profession
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33009
Fecha de publicación : 10-mar-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JULYANA ROCHA SILVA.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.