Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/33009
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A atuação masculina na docência da educação infantil
Autor(es): Silva, Julyana Rocha
Autor(es): Silva, Julyana Rocha
Abstract: A autora aborda a presença masculina numa carreira historicamente feminina, a Educação Infantil. O caminho percorrido foi a análise da atuação dos homens no processo histórico à atualidade, o qual percebemos que é dividido por períodos bem distintos: a maciça atuação masculina e depois a eminência feminina. Os eixos da pesquisa foram adotados a partir das concepções culturais que permeiam o magistério, trazendo à tona as antigas e novas representações que induz a separação da atuação do homem nesta profissão. Embasam este estudo bibliográfico as relações de gênero, com Joan Scott, Pierre Bourdieu, dentre outros; e a atuação masculina nas creches e escolas, com entrevistados da pesquisa de Deborah Sayão e outras vozes masculinas. Como resultado a pesquisa evidencia que a atuação dos homens já está sendo revelada com novas concepções e que estes ao serem incluídos na educação de crianças pequenas contribuem para a qualidade da Educação Infantil.
ABSTRACT This paper addresses the male presence in a historically female career, Early Childhood Education. The path was to examine the role of men in history to the present process, which we perceive which is divided by very different periods: a solid performance after the male and female eminence. The axes of the survey were adopted from the cultural assumptions that underlie the teaching, bringing out the old and new representations induces the separation of the actions of man in this profession. Underlying this bibliographical study of gender relations, Joan Scott, Pierre Bourdieu, among others, and male performance in kindergartens and schools, with survey respondents Deborah Sayão and other male voices. As a result, research shows that the performance of men is now being revealed with new concepts and that these be included in the education of young children contribute to the quality of early childhood education.
Palavras-chave: Educação infantil
Gênero
Sexo masculino
Profissão docente
Children's education
Gender
Males
Teaching profession
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33009
Data do documento: 10-Mar-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULYANA ROCHA SILVA.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.