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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O brincar na educação infantil: é possível aprender brincando?
Autor(es): Lôbo, Jamile Barbosa
Autor(es): Lôbo, Jamile Barbosa
Abstract: Esta monografia, de cunho bibliográfico, objetiva analisar a importância do brincar e da atividade lúdica no processo de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança no contexto da Educação Infantil. Na realização dos estudos dos autores selecionados, como Huizinga, Luckesi, Winnicott, Kishimoto, Wajskop, entre outros, buscouse analisar e discutir a possibilidade do aprender brincando na Educação Infantil. Para tanto, primeiro analisa-se as concepções do brincar e da ludicidade, fazendo-se um apanhado das diversas concepções existentes dadas por diversos autores. Em seguida, faz-se uma análise sobre o brincar e as atividades lúdicas no contexto da Educação Infantil, trazendo também uma reflexão acerca da possibilidade de contribuição de ambos no processo de desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança. Por fim, faz-se uma análise sobre a real possibilidade do aprender brincando. Conclui-se que o brincar e as atividades lúdicas contribuem imensamente para a aprendizagem da criança uma vez que possibilitam para a mesma o aprender de forma significativa, prazerosa e diversificada, bem como contribuem para o seu desenvolvimento integral e integrado.
Palavras-chave: Educação Infantil
Brincar
Atividades lúdicas
Desenvolvimento e aprendizagem
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32883
Data do documento: 25-Fev-2021
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