Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32762
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Formação continuada de professores atuantes no atendimento educacional em ambiente hospitalar e domiciliar.
Authors: Santos, Sandra Regina Rocha dos
metadata.dc.creator: Santos, Sandra Regina Rocha dos
Abstract: A pesquisa investigou a formação continuada de professores que atuam em ambiente hospitalar e domiciliar na Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce (EMHDID). Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, questionários, entrevistas e análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP). A escolha do lócus da pesquisa se deu em função da escola ter sido criada para atender a crianças, adolescentes, jovens e adultos, incluindo idosos, em período de internação prolongada ou que estejam acometidos por alguma doença que impossibilite o acesso e permanência na escola regular. Analisar a formação continuada dos professores na EMHID permitiu contribuir com os estudos da educação inclusiva no Brasil, ao colocar em perspectiva pontos de vista dos professores sobre os obstáculos enfrentados no dia a dia da profissão, notadamente os entraves burocráticos na esfera da gestão municipal. Notou-se o protagonismo dos professores participantes da pesquisa em ensejar a formação continuada a despeito da falta de uma diretriz específica para tal, por parte do poder público a que o grupo está submetido. Ainda como resultado da pesquisa, há evidências de uma percepção sensível da prática pedagógica em ambiente hospitalar e domiciliar.
ABSTRACT The research investigates the continuing education of teachers who work in a home hospital environment at the Municipal Hospital and Home School Irmã Dulce (EMHDID). It is a qualitative study and, since there is no intention of quantifying data, the case study was chosen, as it presents the appropriate conditions for the treatment of contexts in which human subjectivity is involved. The instruments for data collection were: participant observation, questionnaires, interviews and documentary analysis of the PPP (Pedagogical Political Project). The choice of the locus of the research was due to the fact that this school was created to serve children, adolescents, young people, adults, including the elderly, in a period of prolonged hospitalization or who are affected by a disease that makes it impossible to access and remain in regular school. Analyzing the continuing education of teachers at EMHID has made it possible to contribute to the studies of inclusive education in Brazil, by putting in perspective the views of teachers on the obstacles faced in the day-to-day profession, notably bureaucratic obstacles in the sphere of municipal management. It was noted the role of teachers participating in the research in giving rise to continuing education despite the lack of a specific guideline for this of the public power to which the group is submitted. As a result of research, there is evidence of a sensitive perception of pedagogical practice in a hospital and home environment.
Keywords: Professores de educação especial- Educação (Educação permanente)
Pacientes hospitalizados - Educação
Educação Inclusiva
Escolas Hospitalares
Special Education Teachers
hospitalized patients
inclusive education
hospital classroom
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED /UFBA
metadata.dc.publisher.program: em Educação
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32762
Issue Date: 8-Feb-2021
Appears in Collections:Dissertação (PGEDU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Sandra Regina Rocha dos Santos.pdf3,13 MBAdobe PDFView/Open
Dissertação Sandra Regina Rocha dos Santos.pdf3,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.