Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32739
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A relação entre afetividade e aprendizagem na educação infantil
Autor : Santos, Mayana Souza
metadata.dc.creator: Santos, Mayana Souza
Resumen : O presente trabalho tem como tema central a afetividade na Educação Infantil. Discute a afetividade na relação professor-aluno, definindo-a como condição indispensável para o desenvolvimento da criança na escola. Para elucidar essa questão, buscou-se os referenciais teóricos de Wallon, Vygotsky e Piaget. No primeiro capítulo,é feito um estudo sobre a afetividade e suas implicações na relação professor-aluno, elencando alguns conceitos sobre a afetividade, bem como o desdobramento da afetividade da criança nas relações sociais e o desdobramento da afetividade na relação professor-aluno. Já no segundo capítulo, é apresentada a relação afetiva e a aprendizagem na Educação Infantil, levando em consideração o conceito de afetividade e o Piaget orienta sobre o desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos. E por fim, no último capítulo, relaciona-se a afetividade e o processo de aprendizagem na Educação Infantil, com base em entrevistas com duas professoras de uma Escola Municipal de Educação Infantil. É possível concluir que a afetividade é uma condição importante no relacionamento entre professor e aluno, pois este é imprescindível para o desenvolvimento da inteligência e, portanto, da aprendizagem.
Palabras clave : Educação infantil
Afetividade
Relação professor-aluno
Educação afetiva
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32739
Fecha de publicación : 29-ene-2021
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.