Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32640
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Violência na escola: o olhar do professor frente ao comportamento violento dos alunos
Authors: Almeida, Dany Sandra Neris
metadata.dc.creator: Almeida, Dany Sandra Neris
Abstract: O trabalho trata do comportamento violento dos alunos e das ações educacionais que o professor utiliza para combater este comportamento. O estudo trás o conceito de violência que é complexo e possui uma variabilidade de sentidos, assim como as causas da violência que envolve fatores psicológicos, socioeconômicos, familiares dentre outros. Durante a pesquisa de campo foram analisados os tipos de capacitação e prevenção que o professor utiliza para lidar com a violência no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola municipal do Subúrbio Ferroviário de Salvador com uma turma do 5° A do ensino fundamental e quatro professoras da Rede Municipal de Ensino. Foi realizado estudo de caso, com a utilização de técnicas de observação assistemática e sistemática, de entrevistas realizadas com alunos e professoras, registro fotográfico da escola e análise de documentos internos. Os resultados indicaram a forte presença da violência física como as brigas seguidas dos apelidos e ameaças. Foi constatado durante a realização do trabalho que o professor não está ainda preparado para lidar com esta problemática recorrendo à advertência,s suspensão, expulsões dentre outros. Desta forma há falta de capacitação e prevenção para lidar com a violência na escola.
Keywords: Violência
Relação professor-aluno
Prevenção
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32640
Issue Date: 15-Jan-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANY SANDRA NERIS ALMEIDA.pdf2,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.