Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32639
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da aprendizagem na percepção de professores do curso de pedagogia da UFBA
Autor(es): Silva, Camila Guedes da
Autor(es): Silva, Camila Guedes da
Abstract: A Avaliação da Aprendizagem é um dos fatores que compõem a prática pedagógica, como uma ação intrínseca ao processo de ensino. Tem como função proporcionar a aprendizagem do aluno, contribuir para o (re)pensar da ação educativa e fornecer elementos para uma tomada de decisão, tanto por parte do educador quanto do educando. Apesar de ser uma prática presente em todas as salas de aula, é um tema que carrega as mais contraditórias opiniões, principalmente na educação superior, onde as discussões que o envolvem, ainda, são escassas. A fim de contribuir para o rompimento dessa insuficiência, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar quais as percepções que os professores dos componentes curriculares obrigatórios do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia, têm acerca da Avaliação da Aprendizagem. Como objetivos específicos visou estimular a reflexão sobre a prática avaliativa adotada no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia, e contribuir para que esse processo seja repensado dentro da Faculdade de Educação, Instituição onde o Curso acontece, a partir de aspectos trabalhados e apresentados na presente Monografia com base nas respostas fornecidas pelos professores ao questionário. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa com ênfase no Estudo de Caso, porque este é capaz de expressar, através de uma unidade, uma generalização significativa do todo. Os resultados alcançados focalizam que a maioria dos professores pesquisados já possui um conhecimento mais inovador no que tange ao entendimento referente à Avaliação da Aprendizagem. As concepções, os métodos, a importância e os aspectos destacados, enfatizam um discurso moderno e democrático.
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Ensino superior
Curso de pedagogia
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/Faced
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32639
Data do documento: 15-Jan-2021
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA GUEDES DA SILVA.pdf296,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.