Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32639
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlves, Iracy Maria de Azevedo-
dc.contributor.authorSilva, Camila Guedes da-
dc.creatorSilva, Camila Guedes da-
dc.date.accessioned2021-01-15T22:08:58Z-
dc.date.available2021-01-15T22:08:58Z-
dc.date.issued2021-01-15-
dc.date.submitted2010-07-12-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32639-
dc.description.abstractA Avaliação da Aprendizagem é um dos fatores que compõem a prática pedagógica, como uma ação intrínseca ao processo de ensino. Tem como função proporcionar a aprendizagem do aluno, contribuir para o (re)pensar da ação educativa e fornecer elementos para uma tomada de decisão, tanto por parte do educador quanto do educando. Apesar de ser uma prática presente em todas as salas de aula, é um tema que carrega as mais contraditórias opiniões, principalmente na educação superior, onde as discussões que o envolvem, ainda, são escassas. A fim de contribuir para o rompimento dessa insuficiência, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar quais as percepções que os professores dos componentes curriculares obrigatórios do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia, têm acerca da Avaliação da Aprendizagem. Como objetivos específicos visou estimular a reflexão sobre a prática avaliativa adotada no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia, e contribuir para que esse processo seja repensado dentro da Faculdade de Educação, Instituição onde o Curso acontece, a partir de aspectos trabalhados e apresentados na presente Monografia com base nas respostas fornecidas pelos professores ao questionário. Para tanto, utilizou-se como metodologia a pesquisa qualitativa com ênfase no Estudo de Caso, porque este é capaz de expressar, através de uma unidade, uma generalização significativa do todo. Os resultados alcançados focalizam que a maioria dos professores pesquisados já possui um conhecimento mais inovador no que tange ao entendimento referente à Avaliação da Aprendizagem. As concepções, os métodos, a importância e os aspectos destacados, enfatizam um discurso moderno e democrático.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCurso de pedagogiapt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem na percepção de professores do curso de pedagogia da UFBApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesAlves, Iracy Maria de Azevedo-
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.refereesDick, Sara Martha-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/Facedpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMILA GUEDES DA SILVA.pdf296,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.