Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32587
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A dislexia como distúrbio no aprendizado da leitura
Authors: Bulcão, Suine Melo de Aragão
metadata.dc.creator: Bulcão, Suine Melo de Aragão
Abstract: O presente estudo traz como temática de abordagem a dislexia, um distúrbio na aprendizagem da leitura que pode ocasionar dificuldades e/ou inviabilizar o desenvolvimento de habilidades da criança no processo de aquisição da leitura, interferindo negativamente no desempenho escolar. O objetivo principal é analisar a dislexia observando de que forma esse distúrbio interfere neste desenvolvimento. Considerando que a dislexia pode ser explicada a partir de várias noções e fatores, para alcance de tal propósito, buscou-se definir o que é dislexia, quais as formas de manifestação, identificar as principais causas do distúrbio e seus indicadores mais comuns, para em seguida, verificar como a dislexia reflete no processo de aprendizagem da leitura e refletir sobre a importância do re-conhecimento dos seus indicadores em sala de aula. As colocações desses pontos específicos constituem fontes importantes para a construção do conhecimento sobre a temática, que resultou da fundamentação teórica, que teve como suporte estudos de renomados autores. Procura-se o papel do professor nesse processo e a relevância de uma problemática que precisa ser reconhecida e tratada com prioridade, pela escola e pelas pessoas que a integram.
Keywords: Escola
Dislexia
aprendizagem da leitura
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/Faced
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32587
Issue Date: 8-Jan-2021
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.