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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32506
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A exclusão linguiística do educando surdo na escola inclusiva |
Autor : | Carvalho, Sally Pina |
metadata.dc.creator: | Carvalho, Sally Pina |
Resumen : | Esta monografia faz um levantamento bibliográfico das produções científicas brasileiras recentes acerca das questões relacionadas à exclusão linguística que os educandos surdos experienciam no cotidiano da escola inclusiva. Sem dúvidas, a temática da inclusão e da educação inclusiva dos surdos tem estado em pauta nos discursos contemporâneos, contudo, pouco se discute as possibilidades da efetivação desta inclusão reconhecendo as diferenças lingüísticas dos surdos, uma vez que estes possuem uma língua própria (Língua Brasileira de Sinais) e que se configura numa modalidade diferenciada da língua portuguesa oral. Desta forma, compreende-se aqui que um ambiente educacional adequado para as crianças surdas não é necessariamente aquele que apenas o acolhe fisicamente, mas aquele que o reconhece enquanto pertencente a uma cultura diferenciada e que faz uso legitimamente de uma língua de sinais. Para tanto, este trabalho faz um apanhado histórico de como se deu o processo de educação inclusiva a fim de tornar possível a compreensão de como está configurado no atual contexto, e discute ainda a relação existente entre a ideologia dominante em cada momento histórico e a legislação específica para a educação dos surdos, sem esquecer que em todo o tempo sobrepõe-se às reais necessidades da comunidade surda os interesses elitistas. Outra questão de suma importância que este trabalho discute é a formação dos professores das escolas inclusivas que nem sempre estão prontos para receber em suas salas de aula educandos surdos que fazem uso da língua de sinais e necessitam de toda uma abordagem pedagógica diferenciada para que se desenvolvam cognitiva e socialmente. São muitas as questões que envolvem a diferença linguística dos surdos e sua inclusão, mas faz-se necessário que os educadores estejam atentos para essa realidade que apesar de dizer respeito fundamentalmente a uma minoria social, é de extrema importância para que se configure uma sociedade menos excludente. |
Palabras clave : | exclusão linguística escola inclusiva educação dos surdos diferença linguística |
metadata.dc.publisher.country: | brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/Faced |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Pedagogia |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32506 |
Fecha de publicación : | 18-dic-2020 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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