Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32472
Tipo: Tese
Título: Nos subterrâneos da história: institucionalização da psicologia na Bahia, no contexto da ditadura militar (1968-1980)
Autor(es): Silva, Rosane Maria Souza e
Autor(es): Silva, Rosane Maria Souza e
Abstract: A pesquisa visa descrever e analisar o processo de institucionalização da Psicologia na Bahia, no contexto da ditadura militar, entre os anos de 1968 a 1980. Considerou-se: a influência que o contexto autoritário e as políticas de Estado para as áreas de educação e ciência exerceram sobre a formação e consolidação do curso de graduação em psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia; a recepção e apropriação da Análise do Comportamento e da Psicanálise por parte da comunidade acadêmica, naquele contexto político; e, as lutas e mobilização dos discentes e docentes frente às políticas de Estado. Trata-se de um estudo descritivo-analítico, que tem como referenciais teóricos os Estudos Sociais das das Ciências e a História da Psicologia. Adotam-se procedimentos metodológicos da História do Tempo Presente, utilizando-se da metodologia da História Oral e de Análise Documental para levantamento e análise de dados. Os resultados indicaram que as medidas adotadas pelo regime militar impactaram no processo de institucionalização e desenvolvimento da psicologia, enquanto campo disciplinar e profissional, na Bahia. As políticas educacionais implantadas pelos governos militares no âmbito da Educação produziram efeitos na demanda pela psicologia educacional, enquanto o interesse pela área industrial crescia a partir dos investimentos públicos que expandiram o polo industrial e tecnológico baiano. Houve uma prevalência da clínica, como área de estágio, em detrimento da área educacional e industrial. Demonstrou-se a forte influência do campo psiquiátrico sobre os rumos da psicologia, sob diversos âmbitos, inclusive formativos. Evidenciaram-se as condições sociais e políticas que possibilitaram a emergência da cultura psicanalítica na Bahia e sua influência na formação dos psicólogos, a partir da vinda dos psicanalistas argentinos, capitaneados por Emílio Rodrigué, e do psicanalista Carlos Pinto Corrêa, integrante do Círculo Brasileiro de Psicanálise de Minas Gerais. Destacou-se, no modo de recepção da Análise do Comportamento, o papel dos psicólogos formadores de análise do comportamento da Universidade de São Paulo na implantação do laboratório de Psicologia Experimental e na formação das primeiras gerações de docentes e analistas do comportamento da Bahia. Observou-se, ademais, que houve uma vigilância e tutela sistemática sobre a comunidade acadêmica de psicologia, que impactou na vida universitária e exigiu dos discentes e docentes da área organização da resistência para lidar com a tensão política e capacidade de enfrentamento na luta contra a ditadura militar. Tal cenário forjou um posicionamento político e socialmente ampliado entre os integrantes do movimento estudantil, naquele momento de intensa restrição e carências de toda ordem.
ABSTRACT The research aims to describe and analyze the institutionalization process of Psychology in Bahia, in the context of the military dictatorship, between the years 1968 to 1980. It was considered: the influence that the authoritarian context and the State policies for the areas of education and science exercised on the formation and consolidation of the undergraduate course in psychology at the Faculty of Philosophy and Human Sciences of the Federal University of Bahia; the reception and appropriation of Behavior Analysis and Psychoanalysis by the academic community, in that political context; and, the struggles and mobilization of students and teachers in the face of State policies. It is a descriptive-analytical study, which has as theoretical references the Social Science Studies and the History of Psychology. Methodological procedures of the History of the Present Time are adopted, using techniques of Oral History and Document Analysis to survey and analyze data. The results indicated that the measures adopted by the military regime had an impact on the institutionalization and development of psychology, as a disciplinary and professional field in Bahia. The educational policies implemented by the military government within the scope of Education produced effects on the demand for educational psychology, while the interest in the industrial area grew from public investments that expanded the industrial and technological pole in Bahia. There was a prevalence of the clinic, as an internship area, to the detriment of the educational and industrial area. The strong influence of the psychiatric field on the direction of psychology was demonstrated, in several areas, including training. The social and political conditions that made possible the emergence of the psychoanalytic culture in Bahia and its influence on the training of psychologists were evident, from the arrival of Argentine psychoanalysts, led by Emílio Rodrigué, and the psychoanalyst Carlos Pinto Corrêa, member of the Brazilian Circle of Psychoanalysis of Minas Gerais. The role of psychologists who train behavior analysis at the University of São Paulo in the implementation of the Experimental Psychology laboratory and in the training of the first generations of teachers and behavior analysts in Bahia was highlighted. Furthermore, it was observed that there was a systematic vigilance and tutelage on the academic psychology community, which impacted university life and demanded resistance from students in the area to deal with political tension and coping skills in the fight against the military dictatorship. This scenario forged a political and socially expanded position among the members of the student movement, at that time of intense restriction and shortages of all kinds.
RESUMEN La investigación visa a describir y analizar el proceso de institucionalización de la Psicología en Bahia, en el contexto de la dictadura militar, entre los años de 1968 a 1980. Se consideró: la influencia que el contexto autoritario y las políticas de Estado para las áreas de educación y ciencia ejercieron sobre la formación y consolidación del curso de Graduación en psicología de la Facultad de Filosofía y Ciencias Humanas de la Universidad Federal de Bahia; la recepción y apropiación del Análisis del Comportamiento y de la Psicoanálisis de parte de la comunidad académica, en aquel contexto político; y, las luchas y movilización de los discentes y docentes frente a las políticas de Estado. Se trata de un estudio descriptivo-analítico, que tiene como referenciales teóricos los Estudios Sociales de las Ciencias y la Historia de la Psicología. Se adoptan procedimientos metodológicos de la Historia del Tiempo Presente, valiéndose de técnicas de Historia Oral y de Análisis Documental para levantamiento y análisis de datos. Los resultados indicaron que las medidas adoptadas por el régimen militar impactaron el proceso de institucionalización y desarrollo de la psicología, como campo disciplinario y profesional, en Bahia. Las políticas educacionales implantadas por el gobierno militar en el ámbito de la Educación produjeron efectos en la demanda por la psicología educacional, mientras el interés por el área industrial crecía a partir de las inversiones públicas que expandieron el polo industrial y tecnológico bahiano. Hubo una prevalencia de clínica, como área de prácticas, en detrimento del área educacional e industrial. Se ha demostrado la fuerte influencia del campo psiquiátrico sobre los rumbos de la psicología, bajo diversos ámbitos, incluso formativos. Se han evidenciado las condiciones sociales y políticas que posibilitaron la emergencia de la cultura psicoanalítica en Bahia y su influencia en la formación de los psicólogos, a partir de la llegada de los psicoanalistas argentinos, capitaneados por Emilio Rodrigué, y del psicoanalista Carlos Pinto Corrêa, integrante del Círculo Brasileño de Psicoanálisis de Minas Gerais. Se ha destacado, en el modo de recepción del Análisis del Comportamiento, el papel de los psicólogos formadores de análisis del comportamiento de la Universidad de São Paulo en la implantación del laboratorio de Psicología Experimental y en la formación de las primeras generaciones de docentes y analistas del comportamiento de Bahia. Se observó, además, que hubo una vigilancia y tutela sistemática sobre la comunidad académica de psicología, que impactó en la vida universitaria y exigió de los discentes del área resistencia para tratar con la tensión política y capacidad de enfrentamiento en la lucha contra la dictadura militar. Tal escenario ha forjado un posicionamiento político y socialmente ampliado entre los integrantes del movimiento estudiantil, en aquel momento de intensa restricción y carencias de todo orden.
Palavras-chave: História da Psicologia
História das Ciências
História da Psicanálise
Ditadura Militar
Movimento Estudantil
Psicologia - Estudo e ensino (Superior) - História - Bahia
Ciência - História
Psicanálise - História
Ditadura - Brasil
Movimentos estudantis
History of science
History of psychology
History of psychoanalysis
Military dictatorship
Student movement
Historia de la ciencia
Historia de la Psicología
Historia del psicoanálisis
Dictadura militar
Movimiento estudiantil
CNPq: História das Ciências
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
metadata.dc.publisher.program: Ensino, Filosofia e História das Ciências
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32472
Data do documento: 9-Dez-2020
Aparece nas coleções:Tese (PPGEFHC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese Rosane Maria Souza e Silva.pdf11,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.