Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32445
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Autoridade e autoritarismo: reflexões sobre a prática docente |
Autor(es): | Jesus, Cilene Teles de |
Autor(es): | Jesus, Cilene Teles de |
Abstract: | O presente trabalho tem como objeto de investigação a construção da autoridade docente e tem como objetivos discutir os conceitos de autoridade e autoritarismo; compreender a questão da legitimação da autoridade docente a partir das múltiplas relações estabelecidas no contexto da sala de aula; levantar questionamentos propositivos para uma nova visão sobre a importância da autoridade docente como prática que pode contribuir para a formação moral e autônoma do educando. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de selecionar obras de autores que subsidiassem os estudos sobre a questão da crise de autoridade e seu reflexo na prática educativa; sobre a diferença entre o exercício da autoridade e do autoritarismo, o que possibilitou uma discussão a partir de episódios vivenciados pela autora, a qual é professora de Educação infantil em uma escola particular no município de Salvador. Com base nas indicações do contrato social de Rousseau, concluiu-se pela necessidade de um contrato pedagógico firmado entre professor e aluno o que irá favorecer tanto a autoridade docente quanto autonomia discente, sendo a base para uma relação pedagógica pautada no respeito mútuo e reciprocidade entre as partes envolvidas no processo educativo. |
Palavras-chave: | Autoridade Autoritarismo Autonomia Autoridade docente Relação pedagógica |
CNPq: | Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | UFBA/FACED |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32445 |
Data do documento: | 26-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.