Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32445
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Autoridade e autoritarismo: reflexões sobre a prática docente
Autor(es): Jesus, Cilene Teles de
Autor(es): Jesus, Cilene Teles de
Abstract: O presente trabalho tem como objeto de investigação a construção da autoridade docente e tem como objetivos discutir os conceitos de autoridade e autoritarismo; compreender a questão da legitimação da autoridade docente a partir das múltiplas relações estabelecidas no contexto da sala de aula; levantar questionamentos propositivos para uma nova visão sobre a importância da autoridade docente como prática que pode contribuir para a formação moral e autônoma do educando. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de selecionar obras de autores que subsidiassem os estudos sobre a questão da crise de autoridade e seu reflexo na prática educativa; sobre a diferença entre o exercício da autoridade e do autoritarismo, o que possibilitou uma discussão a partir de episódios vivenciados pela autora, a qual é professora de Educação infantil em uma escola particular no município de Salvador. Com base nas indicações do contrato social de Rousseau, concluiu-se pela necessidade de um contrato pedagógico firmado entre professor e aluno o que irá favorecer tanto a autoridade docente quanto autonomia discente, sendo a base para uma relação pedagógica pautada no respeito mútuo e reciprocidade entre as partes envolvidas no processo educativo.
Palavras-chave: Autoridade
Autoritarismo
Autonomia
Autoridade docente
Relação pedagógica
CNPq: Educação
País: brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32445
Data do documento: 26-Nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.