Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32445
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.authorJesus, Cilene Teles de-
dc.creatorJesus, Cilene Teles de-
dc.date.accessioned2020-11-26T17:56:48Z-
dc.date.available2020-11-26T17:56:48Z-
dc.date.issued2020-11-26-
dc.date.submitted2009-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32445-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objeto de investigação a construção da autoridade docente e tem como objetivos discutir os conceitos de autoridade e autoritarismo; compreender a questão da legitimação da autoridade docente a partir das múltiplas relações estabelecidas no contexto da sala de aula; levantar questionamentos propositivos para uma nova visão sobre a importância da autoridade docente como prática que pode contribuir para a formação moral e autônoma do educando. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica a fim de selecionar obras de autores que subsidiassem os estudos sobre a questão da crise de autoridade e seu reflexo na prática educativa; sobre a diferença entre o exercício da autoridade e do autoritarismo, o que possibilitou uma discussão a partir de episódios vivenciados pela autora, a qual é professora de Educação infantil em uma escola particular no município de Salvador. Com base nas indicações do contrato social de Rousseau, concluiu-se pela necessidade de um contrato pedagógico firmado entre professor e aluno o que irá favorecer tanto a autoridade docente quanto autonomia discente, sendo a base para uma relação pedagógica pautada no respeito mútuo e reciprocidade entre as partes envolvidas no processo educativo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutoridadept_BR
dc.subjectAutoritarismopt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectAutoridade docentept_BR
dc.subjectRelação pedagógicapt_BR
dc.titleAutoridade e autoritarismo: reflexões sobre a prática docentept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSá, Maria Roseli Gomes Brito de-
dc.contributor.refereesPicanço, Iracy Silva-
dc.contributor.refereesGalvão, Nelma de Cássia Silva Sandes-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFBA/FACEDpt_BR
dc.publisher.countrybrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.