Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32418
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | A escolarização de crianças com autismo |
Authors: | Oliveira, Regiane Gomes de |
metadata.dc.creator: | Oliveira, Regiane Gomes de |
Abstract: | O presente estudo apresenta as implicações da educação em crianças com autismo. Tem como objetivo investigar os procedimentos adotados pela escola para promover o desenvolvimento social e cognitivo da criança com autismo. Para isso, tornou-se necessário o estudo empírico com coleta de dados em duas escolas: uma regular e outra especializada. Na análise dos dados adotou-se a pesquisa bibliográfica de teóricos que abordam conhecimentos relevantes sobre as peculiaridades do autismo e a escolarização dessas crianças com métodos, estratégias apropriadas e a participação dos pais como co-educadores. Na escola regular foram observados dois alunos, um com a síndrome do autismo típico e outro com a síndrome de Asperger. Nessa escola, pode-se constatar que há inclusão social, relação satisfatória entre professor-aluno e entre colegas, porém, o aluno com autismo típico não tinha acesso a todo o currículo da sua série, diferente do aluno com síndrome de Asperger. Na escola especializada, através de relatos da coordenadora, pode-se perceber que através do ensino individualizado, utilizavam-se muitos recursos alternativos para a aprendizagem das crianças com autismo, entretanto, não havia interação entre os alunos; estes se relacionavam apenas com o professor. |
Keywords: | Autismo Escolarização Educação Especial |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação Especial |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | FACED /UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32418 |
Issue Date: | 19-Nov-2020 |
Appears in Collections: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.