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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: "O imaginário no poder": em busca de um objeto quase perdido.
Autor(es): Guimarães, Juliana Martins
Autor(es): Guimarães, Juliana Martins
Abstract: Este estudo monográfico buscou responder se o fato de ser privada de um dos sentidos, a visão, a criança torna-se incapaz de fantasiar, imaginar e mergulhar no mundo da literatura. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica, tendo-se a leitura e a produção de resenhas, como procedimentos metodológicos predominantes. Para atender ao que se objetivou com a pergunta, tomou-se como referencial teórico questões sobre aprendizagem, leitura, literatura, literatura infantil e imaginário. Na perspectiva de se ter um cenário, ainda que simulado, sobre a experiência de contação de histórias com a participação de crianças não videntes, apresenta-se uma proposta de oficina, baseada em Reinações de Narizinho, obra de Monteiro Lobato. Os resultados obtidos com a pesquisa bibliográfica apontam que para a criança cega as vivências pessoais e sociais se tornam ainda mais importantes, pois já que não possui o sentido da visão, são nos momentos de interação com o meio, pessoas e objetos, que ela busca informações suficientes, através dos outros sentidos para compreenderem seus significados, contando com a mediação de um adulto ou criança mais experiente, e sugerem que se ampliem os debates sobre práticas pedagógicas que visam à aprendizagem e ao ensino de crianças sem visão.
Palavras-chave: Criança
Imaginário
Literatura
Literatura infantil
Deficiência visual
CNPq: Educação Especial
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32416
Data do documento: 18-Nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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