Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32416
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.authorGuimarães, Juliana Martins-
dc.creatorGuimarães, Juliana Martins-
dc.date.accessioned2020-11-19T01:16:17Z-
dc.date.available2020-11-19T01:16:17Z-
dc.date.issued2020-11-18-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32416-
dc.description.abstractEste estudo monográfico buscou responder se o fato de ser privada de um dos sentidos, a visão, a criança torna-se incapaz de fantasiar, imaginar e mergulhar no mundo da literatura. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica, tendo-se a leitura e a produção de resenhas, como procedimentos metodológicos predominantes. Para atender ao que se objetivou com a pergunta, tomou-se como referencial teórico questões sobre aprendizagem, leitura, literatura, literatura infantil e imaginário. Na perspectiva de se ter um cenário, ainda que simulado, sobre a experiência de contação de histórias com a participação de crianças não videntes, apresenta-se uma proposta de oficina, baseada em Reinações de Narizinho, obra de Monteiro Lobato. Os resultados obtidos com a pesquisa bibliográfica apontam que para a criança cega as vivências pessoais e sociais se tornam ainda mais importantes, pois já que não possui o sentido da visão, são nos momentos de interação com o meio, pessoas e objetos, que ela busca informações suficientes, através dos outros sentidos para compreenderem seus significados, contando com a mediação de um adulto ou criança mais experiente, e sugerem que se ampliem os debates sobre práticas pedagógicas que visam à aprendizagem e ao ensino de crianças sem visão.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.title"O imaginário no poder": em busca de um objeto quase perdido.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBeltrão, Lícia Maria Freire-
dc.contributor.refereesSouza, Emília Helena Portella Monteiro de-
dc.contributor.refereesSouza, Janine Fontes de-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED /UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducação Especialpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULIANA MARTINS GUIMARÃES.pdf282,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.