Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Beltrão, Lícia Maria Freire | - |
dc.contributor.author | Guimarães, Juliana Martins | - |
dc.creator | Guimarães, Juliana Martins | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-19T01:16:17Z | - |
dc.date.available | 2020-11-19T01:16:17Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-18 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32416 | - |
dc.description.abstract | Este estudo monográfico buscou responder se o fato de ser privada de um dos sentidos, a visão, a criança torna-se incapaz de fantasiar, imaginar e mergulhar no mundo da literatura. Para isso foi realizada uma pesquisa de natureza bibliográfica, tendo-se a leitura e a produção de resenhas, como procedimentos metodológicos predominantes. Para atender ao que se objetivou com a pergunta, tomou-se como referencial teórico questões sobre aprendizagem, leitura, literatura, literatura infantil e imaginário. Na perspectiva de se ter um cenário, ainda que simulado, sobre a experiência de contação de histórias com a participação de crianças não videntes, apresenta-se uma proposta de oficina, baseada em Reinações de Narizinho, obra de Monteiro Lobato. Os resultados obtidos com a pesquisa bibliográfica apontam que para a criança cega as vivências pessoais e sociais se tornam ainda mais importantes, pois já que não possui o sentido da visão, são nos momentos de interação com o meio, pessoas e objetos, que ela busca informações suficientes, através dos outros sentidos para compreenderem seus significados, contando com a mediação de um adulto ou criança mais experiente, e sugerem que se ampliem os debates sobre práticas pedagógicas que visam à aprendizagem e ao ensino de crianças sem visão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Imaginário | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
dc.title | "O imaginário no poder": em busca de um objeto quase perdido. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Beltrão, Lícia Maria Freire | - |
dc.contributor.referees | Souza, Emília Helena Portella Monteiro de | - |
dc.contributor.referees | Souza, Janine Fontes de | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED /UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Especial | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|