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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O(a) pedagogo(a) e a aprendizagem organizacional como estratégia de gestão do conhecimento
Autor : Silva, Taisa Alves da
metadata.dc.creator: Silva, Taisa Alves da
Resumen : Neste trabalho tentaremos compreender como o(a) pedagogo(a) pode contribuir nas organizações que utilizam a Gestão do Conhecimento (GC), especificamente no âmbito da Aprendizagem Organizacional (AO) como estratégia de gestão. Realizaramos um estudo, no geral pautado na multirreferencialidade proposta por Ardoino, enfocando a AO nas suas principais relações com a cultura de GC e nas organizações, e as implicações na formação do(a) pedagogo(a). Analisamos duas possíveis vertentes de trabalho para o(a) pedagogo(a): formação continuada dos trabalhadores e aprendizagem organizacional. A perspectiva que pretendemos construir com este estudo é de uma Gestão Social do Conhecimento, no desenvolvimento do trabalhador, da organização e por extensão sugerir sua relevância para a sociedade como um todo. E é baseado nessa perspectiva que o trabalho do(a) pedagogo(a) poderá contribuir para a (in)formação de trabalhadores mais competentes e organizações que ultrapassem a visão produtivista e competitiva, tão evidente na sociedade capitalista contemporânea.
Palabras clave : Campo de trabalho do(a) pedagogo(a)
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Competências
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: UFBA/FACED
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32414
Fecha de publicación : 18-nov-2020
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

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