Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32414
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O(a) pedagogo(a) e a aprendizagem organizacional como estratégia de gestão do conhecimento |
Autor : | Silva, Taisa Alves da |
metadata.dc.creator: | Silva, Taisa Alves da |
Resumen : | Neste trabalho tentaremos compreender como o(a) pedagogo(a) pode contribuir nas organizações que utilizam a Gestão do Conhecimento (GC), especificamente no âmbito da Aprendizagem Organizacional (AO) como estratégia de gestão. Realizaramos um estudo, no geral pautado na multirreferencialidade proposta por Ardoino, enfocando a AO nas suas principais relações com a cultura de GC e nas organizações, e as implicações na formação do(a) pedagogo(a). Analisamos duas possíveis vertentes de trabalho para o(a) pedagogo(a): formação continuada dos trabalhadores e aprendizagem organizacional. A perspectiva que pretendemos construir com este estudo é de uma Gestão Social do Conhecimento, no desenvolvimento do trabalhador, da organização e por extensão sugerir sua relevância para a sociedade como um todo. E é baseado nessa perspectiva que o trabalho do(a) pedagogo(a) poderá contribuir para a (in)formação de trabalhadores mais competentes e organizações que ultrapassem a visão produtivista e competitiva, tão evidente na sociedade capitalista contemporânea. |
Palabras clave : | Campo de trabalho do(a) pedagogo(a) Gestão do conhecimento Aprendizagem organizacional Competências |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32414 |
Fecha de publicación : | 18-nov-2020 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Taisa Alves da Silva.pdf | 255,22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.