Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32414
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O(a) pedagogo(a) e a aprendizagem organizacional como estratégia de gestão do conhecimento
Autor(es): Silva, Taisa Alves da
Autor(es): Silva, Taisa Alves da
Abstract: Neste trabalho tentaremos compreender como o(a) pedagogo(a) pode contribuir nas organizações que utilizam a Gestão do Conhecimento (GC), especificamente no âmbito da Aprendizagem Organizacional (AO) como estratégia de gestão. Realizaramos um estudo, no geral pautado na multirreferencialidade proposta por Ardoino, enfocando a AO nas suas principais relações com a cultura de GC e nas organizações, e as implicações na formação do(a) pedagogo(a). Analisamos duas possíveis vertentes de trabalho para o(a) pedagogo(a): formação continuada dos trabalhadores e aprendizagem organizacional. A perspectiva que pretendemos construir com este estudo é de uma Gestão Social do Conhecimento, no desenvolvimento do trabalhador, da organização e por extensão sugerir sua relevância para a sociedade como um todo. E é baseado nessa perspectiva que o trabalho do(a) pedagogo(a) poderá contribuir para a (in)formação de trabalhadores mais competentes e organizações que ultrapassem a visão produtivista e competitiva, tão evidente na sociedade capitalista contemporânea.
Palavras-chave: Campo de trabalho do(a) pedagogo(a)
Gestão do conhecimento
Aprendizagem organizacional
Competências
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32414
Data do documento: 18-Nov-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Taisa Alves da Silva.pdf255,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.