DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) >
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32411

Title: Tabuleiro digital: vivências, dinâmicas e tensões. Um estudo de caso
Authors: Souza, Joseilda Sampaio de
???metadata.dc.contributor.advisor???: Bonilla, Maria Helena Silveira
Keywords: Inclusão digital;Software livre;Telecentro
Issue Date: 17-Nov-2020
Abstract: Esta pesquisa monográfica se refere a um Estudo de caso do projeto Tabuleiro Digital, desenvolvido pelo GEC, em conjunto com a Faculdade de Educação/ UFBA. Com os estudos realizados, buscamos compreender as propostas pensadas e desenvolvidas no contexto do Tabuleiro Digital, assim como compreender e perceber as tensões e as dinâmicas estabelecidas em torno do movimento desencadeado na FACED após a inserção do mesmo. Para tanto, foram realizados estudos sobre o projeto, assim como entrevistas com alguns sujeitos que estão imersos nesse contexto. Além disso, buscamos trazer para a pesquisa um mapeamento do significado do termo inclusão digital, na perspectiva de vários autores. Buscamos ainda apresentar o percurso de inserção das tecnologias da informação e comunicação na Faculdade de Educação ao longo dos anos, assim como as discussões em torno desse processo. Os resultados desse estudo mostram que a proposta do Tabuleiro Digital foi pensada com o objetivo de trazer para a Faculdade de Educação/UFBA uma dinâmica de acesso rápido às TIC, tornando-a uma realidade no cotidiano dos sujeitos que por ali circulam. No entanto, percebemos que falta uma compreensão da proposta do projeto por uma grande parcela dos sujeitos que nele estão imersos. Como conseqüência, emergem diversas tensões, dentre as quais o uso privado do espaço publico, a não aceitação do público externo, e do acesso aos jogos on line, entre outras. Frente a isso, diversos desafios estão postos ao projeto, principalmente no sentido de deixar mais evidenciado entre a comunidade seus objetivos, bem como buscar uma atuação articulada entre as diversas instâncias da Faculdade.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32411
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
JOSEILDA SAMPAIO DE SOUZA.pdf631.43 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA