Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.authorSouza, Joseilda Sampaio de-
dc.creatorSouza, Joseilda Sampaio de-
dc.date.accessioned2020-11-17T17:35:22Z-
dc.date.available2020-11-17T17:35:22Z-
dc.date.issued2020-11-17-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32411-
dc.description.abstractEsta pesquisa monográfica se refere a um Estudo de caso do projeto Tabuleiro Digital, desenvolvido pelo GEC, em conjunto com a Faculdade de Educação/ UFBA. Com os estudos realizados, buscamos compreender as propostas pensadas e desenvolvidas no contexto do Tabuleiro Digital, assim como compreender e perceber as tensões e as dinâmicas estabelecidas em torno do movimento desencadeado na FACED após a inserção do mesmo. Para tanto, foram realizados estudos sobre o projeto, assim como entrevistas com alguns sujeitos que estão imersos nesse contexto. Além disso, buscamos trazer para a pesquisa um mapeamento do significado do termo inclusão digital, na perspectiva de vários autores. Buscamos ainda apresentar o percurso de inserção das tecnologias da informação e comunicação na Faculdade de Educação ao longo dos anos, assim como as discussões em torno desse processo. Os resultados desse estudo mostram que a proposta do Tabuleiro Digital foi pensada com o objetivo de trazer para a Faculdade de Educação/UFBA uma dinâmica de acesso rápido às TIC, tornando-a uma realidade no cotidiano dos sujeitos que por ali circulam. No entanto, percebemos que falta uma compreensão da proposta do projeto por uma grande parcela dos sujeitos que nele estão imersos. Como conseqüência, emergem diversas tensões, dentre as quais o uso privado do espaço publico, a não aceitação do público externo, e do acesso aos jogos on line, entre outras. Frente a isso, diversos desafios estão postos ao projeto, principalmente no sentido de deixar mais evidenciado entre a comunidade seus objetivos, bem como buscar uma atuação articulada entre as diversas instâncias da Faculdade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectSoftware livrept_BR
dc.subjectTelecentropt_BR
dc.titleTabuleiro digital: vivências, dinâmicas e tensões. Um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesBonilla, Maria Helena Silveira-
dc.contributor.refereesCouto, Edvaldo Souza-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED /UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSEILDA SAMPAIO DE SOUZA.pdf631,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.