https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32404
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Arte no contexto escolar |
Autor(es): | Rigaud, Erilma Nogueira Fontana |
Autor(es): | Rigaud, Erilma Nogueira Fontana |
Abstract: | Esta monografia é o resultado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar como a disciplina Arte vem se constituindo enquanto elemento curricular, nas séries iniciais (1º ao 5º ano) na rede pública e privada na cidade de Salvador-Ba. A fundamentação teórica foi norteada pelos estudos de Barbosa, Duarte Júnior, Fusari e Ferraz, Lowenfeld e Britain, outros especialistas, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNArte) e Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Trata-se de um trabalho qualitativo que dispõe de uma pesquisa exploratória, objetivando a análise das informações o mais imparcialmente possível. Para coleta de dados foi utilizado observação, questionário e entrevistas dirigidos a 14 professores do 1º ao 5º anos de escolas públicas e privadas. Os dados foram analisados e sistematizados norteados pelo referencial teórico. Foi possível e lamentável perceber o não lugar da arte-educação. Percebi que as conquistas foram resultados de lutas de classe e que esta luta tem que continuar, ou melhor, se fortalecer, pois a falta de respeito, por parte das políticas públicas, com o Arte-Educador e o educando de arte é gritante. É necessário cobrar o exercício da lei, neste caso da LDB 9.394/96. |
Palavras-chave: | Arte-educação Contextualização Prática pedagógica |
CNPq: | Educação |
País: | brasil |
Sigla da Instituição: | FACED /UFBA |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32404 |
Data do documento: | 13-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ERILMA NOGUEIRA FONTANA RIGAUD.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.