DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) >
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32384

Title: A formação continuada de professores de educação infantil: a experiência da ACREDITE.
Authors: Bonfim, Rose Maria Pereira de Souza
???metadata.dc.contributor.advisor???: Macedo, Roberto Sidnei Alves
Keywords: Formação continuada;Professor;Escola comunitária;Percurso formativo
Issue Date: 9-Nov-2020
Abstract: Essa pesquisa investiga os impactos gerados com a formação de professores que trabalham em escolas comunitárias, considerando o processo de formação, e constitui-se num estudo interpretativo e crítico-reflexivo, a partir de experiências vividas pelas professoras e auxiliares que lecionam em creches e pré-escolas em Salvador. Buscando compreender esses sentidos por meio de narrativas captadas da entrevista semi-estruturada, da observação participante e dos encontros formativos, e das perspectivas de formação continuada que consideram a escola como um locus de formação, de produção e de valorização de saberes e práticas, e que possibilitam o desenvolvimento pessoal e profissional do professor e da instituição. A opção teórico-metodológica adotada neste estudo fundamenta-se no diálogo entre tendências epistemológicas da formação continuada de professores e a abordagem qualitativa e etnográfica da pesquisa em educação, e no estudo sobre a origem, o contexto sociopolítico da escola comunitária e a formação de seus professores, que se inscreve num cenário de debate sobre políticas públicas. Os resultados desta investigação apontam que os sentidos atribuídos pelas professoras a seus percursos formativos estão inter-relacionados com reconstrução e afirmação da identidade, com o compromisso com a sua formação, com a socialização do conhecimento construído, com a conquista e realização pessoal e profissional. Conclui-se, portanto, que as ações de formação continuada experienciadas pelas professoras, estão matizadas de diversas referências socioculturais e político-pedagógicas e que elas vêm contribuindo para a ressignificação de seu projeto de vida e de sua profissão.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32384
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
Rose Maria Pereira de Souza Bonfim.pdf272.81 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA