Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.contributor.author | Bonfim, Rose Maria Pereira de Souza | - |
dc.creator | Bonfim, Rose Maria Pereira de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-09T19:09:09Z | - |
dc.date.available | 2020-11-09T19:09:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-09 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32384 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa investiga os impactos gerados com a formação de professores que trabalham em escolas comunitárias, considerando o processo de formação, e constitui-se num estudo interpretativo e crítico-reflexivo, a partir de experiências vividas pelas professoras e auxiliares que lecionam em creches e pré-escolas em Salvador. Buscando compreender esses sentidos por meio de narrativas captadas da entrevista semi-estruturada, da observação participante e dos encontros formativos, e das perspectivas de formação continuada que consideram a escola como um locus de formação, de produção e de valorização de saberes e práticas, e que possibilitam o desenvolvimento pessoal e profissional do professor e da instituição. A opção teórico-metodológica adotada neste estudo fundamenta-se no diálogo entre tendências epistemológicas da formação continuada de professores e a abordagem qualitativa e etnográfica da pesquisa em educação, e no estudo sobre a origem, o contexto sociopolítico da escola comunitária e a formação de seus professores, que se inscreve num cenário de debate sobre políticas públicas. Os resultados desta investigação apontam que os sentidos atribuídos pelas professoras a seus percursos formativos estão inter-relacionados com reconstrução e afirmação da identidade, com o compromisso com a sua formação, com a socialização do conhecimento construído, com a conquista e realização pessoal e profissional. Conclui-se, portanto, que as ações de formação continuada experienciadas pelas professoras, estão matizadas de diversas referências socioculturais e político-pedagógicas e que elas vêm contribuindo para a ressignificação de seu projeto de vida e de sua profissão. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Escola comunitária | pt_BR |
dc.subject | Percurso formativo | pt_BR |
dc.title | A formação continuada de professores de educação infantil: a experiência da ACREDITE. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Macedo, Roberto Sidnei Alves | - |
dc.contributor.referees | Guerra, Denise Moura de Jesus | - |
dc.contributor.referees | Conceição, Ana Paula Silva da | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED /UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação Permanente | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)
|