Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32354
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Um alegre cantar: a roda de samba enquanto espaço de aprendizagem.
Autor : Souza, Maíra Valente de
metadata.dc.creator: Souza, Maíra Valente de
Resumen : Partindo de uma escrita interpretativa de si e de observações diretas in locus, este estudo propõe-se a pensar a roda de samba enquanto um espaço sociocultural vivo onde são tecidas trocas sociais e simbólicas que constituem um saber cultural próprio, criado e socializado, a partir de um processo educativo não-formal. As práticas não-formais de educação, ainda pouco discutidas nos espaços de formação em pedagogia, transcendem aqui os muros da instituição e invadem o cotidiano, as praças, os botecos e as casas, afirmando um grupo social, “a comunidade do samba”, que constrói relações de aprendizagem, através de suas ações culturais coletivas, em busca de celebrar a vida comum. Nas rodas de samba do bairro de Itapuã, em Salvador, forjam-se regras e códigos, espaços e tempos específicos para a realização de um jogo ritualístico e festivo e faz-se circular um saber que não existe separado da própria vida do grupo, re-instaurando o prazer de viver em coletividade.
Palabras clave : Educação não-formal
Cultura
roda de samba
Jogo
Comunidade
metadata.dc.subject.cnpq: Educaçao
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.initials: FACED /UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32354
Fecha de publicación : 26-oct-2020
Aparece en las colecciones: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
UM ALEGRE CANTAR A RODA DE SAMBA ENQUANTO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM.pdf5,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.