Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32354
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Um alegre cantar: a roda de samba enquanto espaço de aprendizagem. |
Autor : | Souza, Maíra Valente de |
metadata.dc.creator: | Souza, Maíra Valente de |
Resumen : | Partindo de uma escrita interpretativa de si e de observações diretas in locus, este estudo propõe-se a pensar a roda de samba enquanto um espaço sociocultural vivo onde são tecidas trocas sociais e simbólicas que constituem um saber cultural próprio, criado e socializado, a partir de um processo educativo não-formal. As práticas não-formais de educação, ainda pouco discutidas nos espaços de formação em pedagogia, transcendem aqui os muros da instituição e invadem o cotidiano, as praças, os botecos e as casas, afirmando um grupo social, “a comunidade do samba”, que constrói relações de aprendizagem, através de suas ações culturais coletivas, em busca de celebrar a vida comum. Nas rodas de samba do bairro de Itapuã, em Salvador, forjam-se regras e códigos, espaços e tempos específicos para a realização de um jogo ritualístico e festivo e faz-se circular um saber que não existe separado da própria vida do grupo, re-instaurando o prazer de viver em coletividade. |
Palabras clave : | Educação não-formal Cultura roda de samba Jogo Comunidade |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educaçao |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | FACED /UFBA |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32354 |
Fecha de publicación : | 26-oct-2020 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
UM ALEGRE CANTAR A RODA DE SAMBA ENQUANTO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM.pdf | 5,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.