Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32354
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um alegre cantar: a roda de samba enquanto espaço de aprendizagem.
Autor(es): Souza, Maíra Valente de
Autor(es): Souza, Maíra Valente de
Abstract: Partindo de uma escrita interpretativa de si e de observações diretas in locus, este estudo propõe-se a pensar a roda de samba enquanto um espaço sociocultural vivo onde são tecidas trocas sociais e simbólicas que constituem um saber cultural próprio, criado e socializado, a partir de um processo educativo não-formal. As práticas não-formais de educação, ainda pouco discutidas nos espaços de formação em pedagogia, transcendem aqui os muros da instituição e invadem o cotidiano, as praças, os botecos e as casas, afirmando um grupo social, “a comunidade do samba”, que constrói relações de aprendizagem, através de suas ações culturais coletivas, em busca de celebrar a vida comum. Nas rodas de samba do bairro de Itapuã, em Salvador, forjam-se regras e códigos, espaços e tempos específicos para a realização de um jogo ritualístico e festivo e faz-se circular um saber que não existe separado da própria vida do grupo, re-instaurando o prazer de viver em coletividade.
Palavras-chave: Educação não-formal
Cultura
roda de samba
Jogo
Comunidade
CNPq: Educaçao
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32354
Data do documento: 26-Out-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UM ALEGRE CANTAR A RODA DE SAMBA ENQUANTO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM.pdf5,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.