Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32335
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Desigualdades raciais e educação: um estudo sobre a história do acesso à educação do negro no Brasil, com destaque na educação superior.
Autor(es): Costa, Ericristina Muniz da
Autor(es): Costa, Ericristina Muniz da
Abstract: Esta monografia pretende discutir as Políticas de Ações Afirmativas implementadas em duas Universidades Públicas no Estado da Bahia. Para tanto, desenvolveu-se um estudo sobre a origem das desigualdades raciais no país, fazendo uma recuperação histórica do período da escravidão e da situação a que foi submetida a população que veio para o trabalho no período do Brasil colonial. Estudou, também, a repercussão dessa situação de desiguald ade para toda a geração a ela vinculada. Em seguida desenvolveu uma análise sobre as lutas contra o racismo no país, ressaltando os movimentos que surgiram através da história brasileira para reivindicar direitos iguais para os cidadãos, independente de raça, cor e origem. Em um terceiro capítulo detêm no estudo sobre as questões ligadas ao acesso do negro à educação. Verificou-se que este acesso tem sido resultante de uma luta e que medidas necessitam ser tomadas em busca da tão sonhada igualdade de oportunidades em uma sociedade democrática. No último capítulo, a análise se concentra em duas experiências vivenciadas em universidades públicas no Estado da Bahia, com o estabelecimento do sistema de cotas para os afro-descendentes. Conclui-se que muito necessita ser feito para garantir ao negro os direitos de cidadão brasileiro no que toca ao ensino superior.
Palavras-chave: Desigualdades raciais
Acesso à educação
Ações afirmativas
CNPq: Política Educacional
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32335
Data do documento: 19-Out-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERICRISTINA MUNIZ DA COSTA.pdf541,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.