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https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32335
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Abib, Pedro Rodolpho Jungers | - |
dc.contributor.author | Costa, Ericristina Muniz da | - |
dc.creator | Costa, Ericristina Muniz da | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-19T13:41:47Z | - |
dc.date.available | 2020-10-19T13:41:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-19 | - |
dc.date.submitted | 2008-06 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32335 | - |
dc.description.abstract | Esta monografia pretende discutir as Políticas de Ações Afirmativas implementadas em duas Universidades Públicas no Estado da Bahia. Para tanto, desenvolveu-se um estudo sobre a origem das desigualdades raciais no país, fazendo uma recuperação histórica do período da escravidão e da situação a que foi submetida a população que veio para o trabalho no período do Brasil colonial. Estudou, também, a repercussão dessa situação de desiguald ade para toda a geração a ela vinculada. Em seguida desenvolveu uma análise sobre as lutas contra o racismo no país, ressaltando os movimentos que surgiram através da história brasileira para reivindicar direitos iguais para os cidadãos, independente de raça, cor e origem. Em um terceiro capítulo detêm no estudo sobre as questões ligadas ao acesso do negro à educação. Verificou-se que este acesso tem sido resultante de uma luta e que medidas necessitam ser tomadas em busca da tão sonhada igualdade de oportunidades em uma sociedade democrática. No último capítulo, a análise se concentra em duas experiências vivenciadas em universidades públicas no Estado da Bahia, com o estabelecimento do sistema de cotas para os afro-descendentes. Conclui-se que muito necessita ser feito para garantir ao negro os direitos de cidadão brasileiro no que toca ao ensino superior. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desigualdades raciais | pt_BR |
dc.subject | Acesso à educação | pt_BR |
dc.subject | Ações afirmativas | pt_BR |
dc.title | Desigualdades raciais e educação: um estudo sobre a história do acesso à educação do negro no Brasil, com destaque na educação superior. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Abib, Pedro Rodolpho Jungers | - |
dc.contributor.referees | Conrado, Amélia Vitória de Souza | - |
dc.contributor.referees | Santos, Dyane Brito Reis | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED /UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Política Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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