DSpace

RI UFBA >
Faculdade de Educação >
Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC/FACED) >
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia) >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32325

Title: Negros & educação: por uma nova história.
Authors: Cruz, Luzilene Alves da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Abib, Pedro Rodolpho Jungers
Keywords: Identidade;Negros;Cultura Negra;Educação;Discriminação;Identity;Afro-Brazilians;African Culture;Education;Discrimination
Issue Date: 13-Oct-2020
Abstract: O presente estudo traz um levantamento histórico sobre o acesso dos negros à educação formal, desde o inicio do século XIX, para justificar a importância da promulgação e implementação da Lei 10.639/2003. Em linhas gerais, busca-se, através da produção teórica,verificar a trajetória do povo negro por uma educação democrática, que inclua a identidade e a cultura negra na escola, buscando assim uma nova história. Ciente de que a educação é um instrumento de ascensão social, enfatiza-se a participação da escola nesse processo de inclusão/exclusão educacional do negro, permeado por discriminação, preconceito e invisibilidade, porém com perspectivas de superação desse contexto. Ressalta-se também a contribuição e participação da população negra para a nossa cultura.
ABSTRACT This study provides a historical survey about the access of Afro-brazilians to formal education since the beginning of the 19th Century, to justify the importance of the promulgation and implementation of the law 10.639/2003. It aims at verifying, through the theoretical production, the trajectory of the Afro-Brazilians for a democratic education, which includes the African culture and identity in the school, searching then a new history. Aware that education is a tool of social ascension, it emphasizes the participation of the school in that Afro-Brazilians’ educational inlusion/exclusion process, which is permeated by discrimination, prejudice and invisibility, but with perspectives of overcoming that context. It also highlights the contribuition and participation of the Afro-Brazilians to our culture.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32325
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - TCC (Pedagogia)

Files in This Item:

File Description SizeFormat
NEGROS EDUCAÇÃO POR UMA NOVA HISTÓRIA.pdf631.06 kBAdobe PDFView/Open
View Statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

    Universidade Federal da Bahia

Contate-nos. Saiba mais sobre o RI/UFBA