Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32325
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Negros & educação: por uma nova história.
Autor(es): Cruz, Luzilene Alves da
Autor(es): Cruz, Luzilene Alves da
Abstract: O presente estudo traz um levantamento histórico sobre o acesso dos negros à educação formal, desde o inicio do século XIX, para justificar a importância da promulgação e implementação da Lei 10.639/2003. Em linhas gerais, busca-se, através da produção teórica,verificar a trajetória do povo negro por uma educação democrática, que inclua a identidade e a cultura negra na escola, buscando assim uma nova história. Ciente de que a educação é um instrumento de ascensão social, enfatiza-se a participação da escola nesse processo de inclusão/exclusão educacional do negro, permeado por discriminação, preconceito e invisibilidade, porém com perspectivas de superação desse contexto. Ressalta-se também a contribuição e participação da população negra para a nossa cultura.
ABSTRACT This study provides a historical survey about the access of Afro-brazilians to formal education since the beginning of the 19th Century, to justify the importance of the promulgation and implementation of the law 10.639/2003. It aims at verifying, through the theoretical production, the trajectory of the Afro-Brazilians for a democratic education, which includes the African culture and identity in the school, searching then a new history. Aware that education is a tool of social ascension, it emphasizes the participation of the school in that Afro-Brazilians’ educational inlusion/exclusion process, which is permeated by discrimination, prejudice and invisibility, but with perspectives of overcoming that context. It also highlights the contribuition and participation of the Afro-Brazilians to our culture.
Palavras-chave: Identidade
Negros
Cultura Negra
Educação
Discriminação
Identity
Afro-Brazilians
African Culture
Education
Discrimination
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: FACED /UFBA
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32325
Data do documento: 13-Out-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEGROS EDUCAÇÃO POR UMA NOVA HISTÓRIA.pdf631,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.