Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32325
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Abib, Pedro Rodolpho Jungers | - |
dc.contributor.author | Cruz, Luzilene Alves da | - |
dc.creator | Cruz, Luzilene Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-13T20:13:48Z | - |
dc.date.available | 2020-10-13T20:13:48Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-13 | - |
dc.date.submitted | 2008 | - |
dc.identifier.other | TCC | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32325 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo traz um levantamento histórico sobre o acesso dos negros à educação formal, desde o inicio do século XIX, para justificar a importância da promulgação e implementação da Lei 10.639/2003. Em linhas gerais, busca-se, através da produção teórica,verificar a trajetória do povo negro por uma educação democrática, que inclua a identidade e a cultura negra na escola, buscando assim uma nova história. Ciente de que a educação é um instrumento de ascensão social, enfatiza-se a participação da escola nesse processo de inclusão/exclusão educacional do negro, permeado por discriminação, preconceito e invisibilidade, porém com perspectivas de superação desse contexto. Ressalta-se também a contribuição e participação da população negra para a nossa cultura. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT This study provides a historical survey about the access of Afro-brazilians to formal education since the beginning of the 19th Century, to justify the importance of the promulgation and implementation of the law 10.639/2003. It aims at verifying, through the theoretical production, the trajectory of the Afro-Brazilians for a democratic education, which includes the African culture and identity in the school, searching then a new history. Aware that education is a tool of social ascension, it emphasizes the participation of the school in that Afro-Brazilians’ educational inlusion/exclusion process, which is permeated by discrimination, prejudice and invisibility, but with perspectives of overcoming that context. It also highlights the contribuition and participation of the Afro-Brazilians to our culture. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Cultura Negra | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Discriminação | pt_BR |
dc.subject | Identity | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilians | pt_BR |
dc.subject | African Culture | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Discrimination | pt_BR |
dc.title | Negros & educação: por uma nova história. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.referees | Santos, Dyane Brito Reis | - |
dc.contributor.referees | Bordas, Miguel Angel García | - |
dc.contributor.referees | Abib, Pedro Rodolpho Jungers | - |
dc.publisher.departament | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | FACED /UFBA | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NEGROS EDUCAÇÃO POR UMA NOVA HISTÓRIA.pdf | 631,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.