Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.contributor.authorCruz, Luzilene Alves da-
dc.creatorCruz, Luzilene Alves da-
dc.date.accessioned2020-10-13T20:13:48Z-
dc.date.available2020-10-13T20:13:48Z-
dc.date.issued2020-10-13-
dc.date.submitted2008-
dc.identifier.otherTCC-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32325-
dc.description.abstractO presente estudo traz um levantamento histórico sobre o acesso dos negros à educação formal, desde o inicio do século XIX, para justificar a importância da promulgação e implementação da Lei 10.639/2003. Em linhas gerais, busca-se, através da produção teórica,verificar a trajetória do povo negro por uma educação democrática, que inclua a identidade e a cultura negra na escola, buscando assim uma nova história. Ciente de que a educação é um instrumento de ascensão social, enfatiza-se a participação da escola nesse processo de inclusão/exclusão educacional do negro, permeado por discriminação, preconceito e invisibilidade, porém com perspectivas de superação desse contexto. Ressalta-se também a contribuição e participação da população negra para a nossa cultura.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT This study provides a historical survey about the access of Afro-brazilians to formal education since the beginning of the 19th Century, to justify the importance of the promulgation and implementation of the law 10.639/2003. It aims at verifying, through the theoretical production, the trajectory of the Afro-Brazilians for a democratic education, which includes the African culture and identity in the school, searching then a new history. Aware that education is a tool of social ascension, it emphasizes the participation of the school in that Afro-Brazilians’ educational inlusion/exclusion process, which is permeated by discrimination, prejudice and invisibility, but with perspectives of overcoming that context. It also highlights the contribuition and participation of the Afro-Brazilians to our culture.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectCultura Negrapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subjectAfro-Brazilianspt_BR
dc.subjectAfrican Culturept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectDiscriminationpt_BR
dc.titleNegros & educação: por uma nova história.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.refereesSantos, Dyane Brito Reis-
dc.contributor.refereesBordas, Miguel Angel García-
dc.contributor.refereesAbib, Pedro Rodolpho Jungers-
dc.publisher.departamentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsFACED /UFBApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NEGROS EDUCAÇÃO POR UMA NOVA HISTÓRIA.pdf631,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.