Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32279
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da aprendizagem: inclui ou exclui?
Autor(es): Santos, Cristiane Geralda dos
Autor(es): Santos, Cristiane Geralda dos
Abstract: Esta monografia pretende discutir Avaliação da Aprendizagem da Educação Básica no contexto brasileiro e analisar como a avaliação vem contribuindo historicamente para incluir ou excluir o educando da escola. O estudo de diversos teóricos da área serviu de alicerce para a fundamentação de conceitos que envolvem o referido processo de construção. Com isso, o caminho seguido foi compreender a história da avaliação, em meio às discussões voltadas para sua compreensão no sentido amplo. No segundo momento analisa-se a problemática que insere a avaliação da aprendizagem, com as contribuições teóricas de autores que se tem dedicado a esse estudo diretamente ou indiretamente. Assim, através das compreensões que o texto empreendeu sobre a avaliação, como processo de aprendizagem foi possível destacar as relações de poder inerentes ao referido processo. Destacou-se, também, uma concepção diferente de erro.Através de uma abordagem qualitativa, por meio de analise bibliográfica, evidencia-se que a avaliação se faz necessária para promover o desenvolvimento e aprendizagem do educando
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Avaliação excludente
Relações de poder
Aprendizagem
CNPq: Educação
País: Brasil
Sigla da Instituição: UFBA/FACED
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32279
Data do documento: 5-Out-2020
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia de Graduação.pdf283,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.