Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32275
metadata.dc.type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Escola e família: as implicações e desafios de uma relação |
Autor : | Santos, Cidicléia Gomes da Silva |
metadata.dc.creator: | Santos, Cidicléia Gomes da Silva |
Resumen : | O reconhecimento da importância do estabelecimento de um diálogo entre a escola e a família, é consenso entre os autores que tratam da temática. Aparentemente natural, a relação escola e a família agrega, em seu desenvolvimento no cotidiano escolar, alguns aspectos que merecem ser cuidadosamente analisados para o êxito da mesma. Esta monografia refere-se às implicações e desafios encontrados nesta relação discutindo sua relevância dentro do processo educativo, assim como, analisando os principais aspectos das transformações que essas instituições vêm sofrendo historicamente. Para construção do texto utilizou-se a metodologia de natureza bibliográfica a partir de autores que discutem sobre o tema. Constata-se que devido às diferenças em suas lógicas socializadoras, escola e família enfrentam alguns conflitos. Carece a escola de um conhecimento maior sobre as famílias de seus alunos, desmistificando a idéia de que as famílias seriam responsáveis pelo sucesso ou insucesso escolar de seus filhos. |
Palabras clave : | Escola e família Fracasso escolar Ensino público Classes popular |
metadata.dc.subject.cnpq: | Educação |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher.initials: | UFBA/FACED |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
URI : | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32275 |
Fecha de publicación : | 5-oct-2020 |
Aparece en las colecciones: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Pedagogia (FACED) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia de Graduação.pdf | 242,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.