Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31864
metadata.dc.type: Dissertação
Título : Volvendo-me na caldeira cotidiana do Grupo de Pesquisa FEP- Formação em Exercício de Professores: uma experiência em relatos
Autor : Santos, Maria Madalena dos
metadata.dc.creator: Santos, Maria Madalena dos
Resumen : Este texto através de relatos apresenta o FEP — grupo de pesquisa que estuda formação em exercício de professores — e seu entrelaçar nas minhas experiências cotidianas de professora do Ensino Médio da educação pública estadual. Um currículo em que a própria vida e suas contingências são fundantes; a experiência enquanto formação; as narrativas com seu potencial formativo e a Arte enquanto desvelar da verdade presentes nos princípios do FEP, ecoam eventos tecidos no cotidiano escolar de duas escolas públicas estaduais do Ensino Médio na cidade de Salvador. O FEP enquanto caldeira que fomenta saberes que retumbam na (re)criação de cenários educativos nos colégios, Estadual Odorico Tavares e Modelo Luís Eduardo Magalhães, na cidade de Salvador, em 2019. A escrita autobiográfica, a descrição cuidadosa, o mergulho na memória foram os caminhos metodológicos escolhidos, tendo na Pesquisa qualitativa seu aporte principal. Relatos de experiências do cotidiano docente e a formação estimulada/vivida pelo FEP, entrelaçados com reflexões sobre estudos de memória, formação e experiência fundamentam o texto.
ABSTRACT: Questo testo attraverso di resoconti autobiografici, presento il FEP – gruppo di ricerca che studia la formazione continua degli insegnanti, ed il suo intrecciarsi con le mie esperienze quotidiane di insegnante nelle scuole superiori statali. Un curriculum nel quale la vita stessa e le sue caratteristiche contingenti sono fondamentali; l‘esperienza come formazione; le narrative col proprio potenziale formativo e l‘Arte come rivelazione della verità, presenti all‘interno dei principi del FEP, fanno echeggiare eventi tessuti nella vita quotidiana scolastica di due scuole pubbliche superiori statali di Salvador. Il FEP come humus che promuove saperi i quali risuonano nella (ri)creazione di scenari educativi nelle scuole Colégio Estadual Odorico Tavares e Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, a Salvador, nel 2019. La scrittura autobiografica, la descrizione curata ed il ―tuffo‖ nella memoria sono stati i cammini metodologici scelti, avendo come linea principale la Ricerca qualitativa. Le esperienze raccontate sul quotidiano docente e la formazione vissuta attraverso il FEP, intrecciate con le riflessioni sugli studi sulla memoria, formazione ed esperienza, costituiscono i fondamenti del testo.
Palabras clave : Formação
FEP
Experiência
Memória
Narrativa curricular
Formazione
Esperienza
metadata.dc.subject.cnpq: Educação
metadata.dc.publisher.country: brasil
metadata.dc.publisher.initials: Faced/UFBA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação- Universidade Federal da Bahia- PPGE-FACED-UFBA
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31864
Fecha de publicación : 27-abr-2020
Aparece en las colecciones: Dissertação (PGEDU)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
06_09_2019 MEMORIAL MARIA MADALENA DOS SANTOS VERSÃO DEPOSITO-convertido.pdf2,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.