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Title: Os letramentos do PROEJA: contribuições na formação do Técnico em Edificações do IF Sertão-PE.
Authors: Rocha, Maria das Dores Gomes da
???metadata.dc.contributor.advisor???: Jesus, Rosane Meire Vieira de
Keywords: Ensino profissional;Ensino técnico;Ensino integrado;Educação de jovens e adultos;PROEJA;Letramento;Letramento Digital;Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil);Professional Education;Technical education;Integrate educacation;PROEJA (Program of youngs and adults education);Youngs and adults education;Literacy;Digital literacy
Issue Date: 13-Mar-2020
Abstract: Esta pesquisa se propôs a compreender as experiências de aprendizagem, na perspectiva dos diversos letramentos, nas turmas de Edificações do PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos), no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, procurando considerar a importância dos saberes e implicações dos alunos. Para tanto, o trabalho reconhece o papel dos letramentos na aquisição das disciplinas técnicas e, consequentemente, sua contribuição no processo de humanização em meio a um ensino profissionalizante. Faz referência às teorias sobre Educação Profissional de Moll (2010), na perspectiva do direito à Educação Integrada de Ciavatta (2008). E, com o Programa em transição para um PROEJA FIC (Formação Inicial e Continuada), são apresentadas discussões curriculares baseadas em Lopes (2011) e na ótica dos letramentos de Rojo (2012) e (2016), voltando-se para o aluno de Educação de Jovens e Adultos como participante das experiências de multiletramentos, a partir da presença das tecnologias digitais na vida social. Numa abordagem qualitativa de pesquisa, houve dois momentos: a análise documental e análise das informações produzidas em entrevistas com os envolvidos. Os dados obtidos demonstram como o letramento digital dos alunos jovens e adultos está muito voltado para a instrumentalidade das disciplinas técnicas e não como um elemento de fortalecimento das relações socioculturais. É proposta, então, como ação interventiva, a organização de um núcleo de produção de webdocumentários, cuja produção coletiva pretende valorizar as experiências de aprendizagem de multiletramentos e trajetividades identitárias dos estudantes-autores.
ABSTRACT This paper aims to understand the experiences of learning, from the perspective of the various literacies, in the classes of Building Course of PROEJA (National Program for Integration of Professional Education with Basic Education in Youth and Adult Mode) at the Federal Institute of the Sertão - PE, trying to consider the importance of the knowledge and implications of the students. Therefore, the work recognizes the role of literacy in the acquisition of technical subjects and, consequently, its contribution to the process of humanization in the midst of vocational training. It refers to theories on Professional Education of Moll (2010), from the perspective of Ciavatta's right to Integrated Education (2008). And, with the program in transition for a PROEJA FIC (Initial and Continuing Training), discussions are presented on the implementation of a new curriculum based on Lopes (2011) and in Rojo's (2012) and (2016) perspectives of literacy, turning to the Youth and Adult Education student as a participant in multi-literacies experiences, from the presence of digital technologies in social life. In a qualitative research approach, there were two moments: the documentary analysis and analysis of the information collected in the interviews of those involved. The data obtained demonstrate how the digital literacy of young and adult students is very focused on the instrumentality of the technical subjects and not as an element of strengthening the socio-cultural relations. It is proposed, therefore, as an intervention action, the organization of a web documentary production nucleus, whose collective production intends to value the learning experiences of multielements and identity trajectories of the student-authors.
URI: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31674
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